Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É hoje! LANCE!Net mostra como funciona eleição presidencial do Vasco

Afonso Alves (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

O Vasco escolherá nesta terça-feira o novo presidente administrativo para os próximos três anos, em um período que se iniciará no próximo mês e será encerrado em dezembro de 2017. Três chapas concorrem ao cargo. “Volta Vasco! Volta Eurico!”, de Eurico Miranda; “Sempre Vasco”, de Julio Brant; e “Identidade Vasco”, de Roberto Monteiro. “Vanguarda Vascaína”, de Márcio Santos, não concorre ao pleito.

Sócios do Cruz-Maltino poderão votar entre 9h e 22h no ginásio de São Januário. Somente os associados do Gigante da Colina, imprensa e representantes das chapas terão acesso ao clube.

A Polícia Militar fará a segurança externa do pleito. Dentro de São Januário, uma empresa contratada pelo Vasco será responsável por garantir a estabilidade do evento.

O número de sócios aptos a votar na eleição é de 12.535. Destes, 5.948 fizeram o recadastramento e 6.587 não participaram. Cada chapa pode indicar sete fiscais, além dos três subescritores, e terá 5.000 cédulas de cores diferentes que serão decididas antes da votação.

O número de participantes da eleição, no entanto, poderia ser maior. Roberto Monteiro, em sua primeira medida no comando da Assembleia Geral, decretou que os sócios gerais que não fizeram o recadastramento não poderão votar. Com isso, cerca de 1.029 sócios gerais que pagam mensalidade estão impedidos de participar do pleito.

A diretoria do Vasco promoveu um recadastramento após denúncias de irregularidade em cadastros de sócios, divulgadas no processo que ficou conhecido como ‘‘mensalão vascaíno’’.

A eleição do clube é indireta. Nesta terça, os sócios votam na chapa que tem direito a 120 vagas no Conselho Deliberativo e indica a Assembleia Geral (presidente e vice). O segundo colocado indica 30 conselheiros. No dia 19, a diretoria administrativa é eleita em votação dos conselheiros eleitos e dos natos, outros 150, que formam o Deliberativo. A nova diretoria assume no dia 1º.