Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Hemodiálise precoce foi correta’, diz médico, sobre tratamento de Pelé

Inter vence o Atlético-MG e entra no G4 (Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)
Escrito por

O último boletim médico de Pelé, divulgado na manhã desta sexta-feira, indica que o Rei do Futebol, que está no hospital Albert Einstein desde terça-feira, teve uma melhora entre a noite de quinta e a manhã desta sexta. Entretanto, Edson Arantes do Nascimento segue na UTI. O LANCE!Net conversou com o Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto, presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp), que explicou o caso do Rei. De acordo com o profissional, a decisão precoce de se realizar a hemodiálise foi correta.

- Ele (Pelé) está fazendo hemodiálise, que serve para eliminar escórias do sangue, controlar o ácido base do organismo e também a retirada de líquido dele. Acertaram ao afazer a hemodiálise precocemente, pois o paciente evoluiu melhor. Se demorar muito, aumenta bastante a chance de morte. Melhorando o quadro infeccioso, o rim volta a funcionar normalmente - disse o médico.

O Dr. Osvaldo comentou também o fato de Pelé ter apenas um rim. Segundo ele, "não há problema. Mas, é claro, desde que o outro funcione bem".

CONFIRA A EXPLICAÇÃO DO MÉDICO:

"Ele (Pelé) teve um cálculo renal, que foi retirado. O cálculo é um corpo estranho e uma das complicações é a infecção urinária. Os médicos passaram antibiótico e parece que o efeito não foi o esperado. O quadro de infecção urinária (que atinge o rim), chama-se Pielonefrite. Os medicamentos iniciais não fizeram efeito e ele entrou num estado de Sepse, que se dá quando a bactéria cai na corrente sanguínea e há uma resposta inflamatória reagindo contra a infecção. Essa é a principal causa de insuficiência renal aguda. Foi o que aconteceu."