Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Haddad confirma: São Paulo e Palmeiras terão que devolver CTs

Escrito por

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, avisou que São Paulo e Palmeiras terão que entregar seus respectivos CTs na Barra Funda após o término da concessão feita pelo governo municipal. Isto significa que o Tricolor devolverá o terreno do CCT da Barra Funda em 2022, enquanto o Verdão tem um prazo maior para usar a Academia de Futebol: até 2078. Os locais são vizinhos na avenida Marquês de São Vicente, zona oeste de São Paulo (SP).

- A concessão não vai ser renovada, vai ser respeitada, porque a cidade se apropriará da área pública como espaço público. Tanto aquele enorme terreno da CET, quanto os dois centros de treinamento (de São Paulo e Palmeiras), no futuro passam a integrar os equipamentos públicos da Água Branca - disse Haddad ao "Uol", citando a lei da Operação Urbana Água Branca, sancionada nesta quarta-feira.

Em abril, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores de São Paulo já tinha emitido parecer favorável ao Projeto de Lei nº 505/12, que determina a devolução dos terrenos cedidos pelas prefeitura para os centros de treinamento de São Paulo e Palmeiras, no bairro Barra Funda. Esta é uma mudança no projeto para urbanização da região, inicialmente feita por Paulo Maluf, no fim da década de 80.

Para entrar em vigência, o projeto tinha que ser votado pela Câmara, que o aprovou no dia 8 de outubro. O prazo menor de uso da área já incomodou o São Paulo, já que não apenas o Palmeiras, mas o Corinthians também pode usar o terreno do CT até 2078, 56 anos a mais do que o Tricolor - os dois renovaram a concessão.

Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente tricolor e deputado federal, criou em 2010 projeto de lei que previa o aumento da concessão da área do CT da Barra Funda de 40 para 90 anos. O argumento era que a alteração que deu direito a Palmeiras e Corinthians explorarem as áreas até 2078 não valeu para o São Paulo, e violentou o princípio constitucional da isonomia. O projeto de lei, no entanto, não avançou.

Estrutura dos centros de treinamento

CT da Barra Funda
Após a concessão em 1982, a inauguração parcial do CT aconteceu em 1985 para depois, em 1988, ser plenamente aberto. O centro tem três campos oficiais, alojamento para jogadores e comissão técnica se concentrarem. O CT também abriga o Reffis, com estrutura de preparação.

Academia de Futebol
O terreno foi concedido ao Palmeiras em 1988, e o centro de treinamento foi inaugurado em 1991. Atualmente, a Academia de Futebol abriga três campos oficiais, um ginásio com duas quadras, além de toda a estrutura para preparação física e exames médicos. No local também há um prédio administrativo.