Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gutemberg de Paula denuncia corrupção na arbitragem

Vasco - Pré-temporada - Atibaia - Hotel e Campo - Piscina (Foto: Bruno Braz)
Escrito por

O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) acusou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Côrrea, de corrupção. Segundo o juiz carioca, Corrêa intimida os membros do quadro, sugerindo, inclusive, favorecimento a determinados clubes.

Gutemberg citou o fato de todos os árbitros escalados serem obrigados a ligar para o dirigente antes das partidas. As conversas, de acordo com o juiz, incluiriam recomendações que influenciariam o resultado de jogos.

- Fui fazer um jogo entre Corinthians e Goiás, que o Corinthians ganhou por 5 a 1. Antes do jogo, ele disse para mim: "vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein?" O que eu posso entender disso? Que, se o Corinthians não ganha, eu podia, para o resto da vida, não ser mais escalado - disse, em entrevista à rádio Jovem Pan, citando partida do Brasileirão de 2010.

Os árbitros que não seguissem as determinações de Corrêa acabavam afastados das escalas, denunciou Gutemberg:

- (Sérgio Corrêa) É mentiroso. Porque esse é o perfil dele. Mentiroso, mariquinha e corrupto. E posso dizer: corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro, mas também de seduzir por presentes. E escala é um presente para o árbitro quando atende aos anseios dele.

Gutemberg, que garantiu ter provas de todas suas acusações, criticou ainda o fato de não ter sido indicado ao quadro da Fifa em 2012, como acontecera no ano passado. Para seu lugar, a CBF apontou Péricles Bassols, também do Rio.

- Não existe critério. Passei em todos os testes. Minhas médias estão acima daquilo que a CBF entende que é o adequado para um árbitro Fifa - criticou Gutemberg, acusando Corrêa de tomar a decisão baseado no seu "interesse político e pessoal".

- E outra coisa: o regulamento da Fifa diz que federações e confederações podem eliminar ou suspender o árbitro, de maneira que ela fundamente isso. E desafio o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Correa, a provar qual foi a fundamentação que me fez (sair do quadro) - completou.