Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gum, Guerreiro! Zagueiro confirma fama e volta a ser herói no Fluminense

Escrito por

Jogador com maior número de jogos com a camisa do Fluminense no atual elenco tricolor, com 218 partidas, o zagueiro Gum confirmou mais uma vez ser, em campo, a representação do famoso grito de 'Time de Guerreiros' entoado pela torcida do Flu nas arquibancadas do Maracanã. Contra o São Paulo, o camisa 3 marcou o terceiro gol dele no Brasileirão, o mais importante do ano, mas não com a camisa do Fluminense.

- O último gol que fiz tinha sido contra o Coritiba. Não tem como falar que esse gol (contra o São paulo) foi mais importante pelo Fluminense, apesar do momento e pela situação que estou vivendo atualmente. Uns outros cinco gols foram tão importantes quanto esse - afirmou o zagueiro

Apesar da polêmica com o lance, no qual os jogadores do São Paulo pressionaram o juiz Marcio Chagas da Silva para mostrar o cartão amarelo a Gum, que seria o segundo dele na partida, o que ficou marcado mesmo foi o gol da virada, aos 43 minutos do segundo tempo, feito pelo zagueiro. A vitória que levou o Fluminense à 15ª posição, com 42 pontos na tabela.

FAMA SURGIU EM 2009

Mas o lance da partida do último domingo, que fez com que o zagueiro saísse ovacionado do Maracanã pela torcida tricolor, não foi o primeiro marcante na trajetória de Gum pelo Fluminense. Em 2009, ano que o clube também lutava contra o rebaixamento e ao mesmo tempo pelo título da Copa Sul-Americana, o zagueiro também teve desempenho marcante.

Primeiramente, contra o Internacional, pela 30ª rodada do Brasileirão daquele ano, o zagueiro marcou os dois gols do Fluminense na partida, que terminou em 2 a 2 e que simbolizou o início da arrancada que salvaria o time da queda. Depois, no jogo que preenche até hoje o imaginário do torcedor tricolor, Gum foi o autor do gol que iniciou a vitória por 3 a 2, no Mineirão, sobre o Cruzeiro.

Se no Campeonato Brasileiro o zagueiro já tinha status de herói, foi na Sul-Americana que o zagueiro caiu de vez nas graças do torcedor. Na semifinal contra o Cerro Porteño (PAR), o Fluminense perdia por 1 a 0 até os 47 minutos do segundo tempo, quando Gum, que estava machucado, mas pediu ao técnico Cuca para permanecer em campo, marcou o gol de empate na partida que ainda terminaria em 2 a 1 para o Fluminense. Depois, Gum voltou a marcar na final contra a LDU (ECU) - o terceiro do Flu na partida - que manteve o sonho do título, que acabou não vindo.

- Em 2009, contra o Cruzeiro, o gol na semifinal da Sul-Americana contra o Cerro Porteño, quando a torcida reconheceu. Tem também os dois gols na mesma partida contra o Internacional, em 2009... Importante é que tive fé e pude fazer o gol, mas não só por isso, um estádio inteiro estava mobilizado. Através de mim, todos foram para a casa felizes - narrou o zagueiro.

GOLS MARCANTES DE GUM PELO FLUMINENSE:

2009:
Fluminense 2 x 2 Internacional (2 gols)
Cruzeiro 2 x 3 Fluminense
Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño
Fluminense 3 x 0 LDU

2013:
Fluminense 2 x 1 São Paulo