Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gum explica a importância do ‘Padrão Fifa’ para o estilo de jogo do Tricolor

Escrito por

O padrão de jogo implementado por Cristovão Borges não é mais novidade para ninguém. O Fluminense, sob as ordens do treinador, joga um futebol que visa a manutenção da posse de bola, compactação, linha defensiva alta, marcação forte e em pressão. Para colocar em prática essa filosofia de jogo, os atletas fazem, diariamente, atividades específicas para desenvolver a execução desse estilo.

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, o zagueiro Gum foi questionado se atuar em campos menores facilita a missão tricolor de se manter uma equipe compacta. A resposta foi negativa. Para o jogador, o verdadeiro aliado do grupo é o "Padrão Fifa".

- Independentemente de campos maiores ou menores, o que faz a diferença é o gramado. Normalmente esses campos menores não tem o gramado tão bom quanto os maiores. A diferença é a grama. Quando jogamos em gramado bom, fica bom para as duas equipes e até para quem assiste ao jogo. É essa a maior diferença: o gramado que é da Fifa e o gramado que não é da Fifa - afirmou.

Essa não é a primeira vez que um atleta do Flu, recentemente, fala sobre o campo de jogo. É consenso nas Laranjeiras que o gramado influencia na precisão dos passes da equipe e, consequentemente, no êxito em manter a posse de bola, por exemplo. O lateral-direito Bruno, que também concedeu uma coletiva nesta manhã de quarta-feira, reforçou o discurso do companheiro.

LANCE!TV:
> Visita ilustre! Thiago Silva aprimora físico nas Laranjeiras
> Bruno ‘entrega’ escalação de Fred contra o Goiás
> Com luxação no ombro, Sobis treina em separado 

- São vários fatores (que ajudam no resultado favorável ao Fluminense). É o campo, é o jeito de jogarmos que também encaixou (contra o Atlético-PR)... Atlético-PR e Goiás são adversários diferentes, com características diferentes e temos que nos adequar - explicou, já projetando o próximo compromisso no Brasileirão.

Se o "Padrão Fifa" joga a favor do Tricolor, torcida e time podem ficar mais tranquilos. Contra o Esmeraldino, neste domingo, às 18h30, a equipe atua no Maracanã, que foi palco da final da Copa do Mundo. O Flu terá a chance de confirmar o que os atletas disseram a seguir na cola do líder Cruzeiro.