Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grécia segura empate com Romênia e assegura vaga na Copa de 2014

Cristiano Ronaldo - Suécia x Portugal (Foto: Jonathan Nackstrand/ AFP)
Escrito por

A seleção grega carimbou sua presença na Copa do Mundo de 2014. Mesmo fazendo gol contra bisonho na segunda etapa, a Grécia garantiu o empate em 1 a 1 com a Romênia, na Arena Nacional em Bucareste, em jogo no qual aproveitou-se da ansiedade do ataque romeno para se sobressair. Os gregos tinham feito uma vantagem por 3 a 1 no jogo de ida da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Mitroglou abrira o placar para a equipe grega, enquanto Torosidis (contra) empatou para os romenos.

ROMÊNIA PRESSIONA, MAS GRÉCIA É QUEM MARCA

Precisando vencer por três ou mais gols de diferença, após a derrota no jogo de ida, a Romênia iniciou a partida com amplo domínio. A equipe de Victor Piturca apostava nos cruzamentos de Torje pela direita, e as investidas de Rat e Stancu na esquerda, os romenos acuavam a Grécia. No entanto, sem a inspiração de Tanase e Marica na frente, a seleção recorria apenas a chutes de longa distância, sem sucesso.

Seguros na defesa, os gregos começaram a se lançar à frente. Holevas finalizou para Tatarusanu espalmar, aos oito. Mas uma "contribuição" da zaga romena fez a vaga continuar a ser desenhada. Aos 23, Mitroglou foi lançado na entrada da área e, graças ao atraso de Matel, recebeu a bola em condições. O camisa 9, completamente livre, avançou e finalizou na saída do goleiro: 1 a 0.

A equipe de Fernando Santos ainda tentou ampliar com Samaras e Karagounis, mas Tatarusanu salvou. A única chance clara da Romênia veio com Marica, mas a zaga rechaçou no último instante.

GOL CONTRA BIZARRO ANIMA, MAS EQUIPE NÃO AJUDA

Empurrada por sua torcida, a Romênia voltou do intervalo com a mesma disposição da primeira etapa. E não precisou fazer muita força para chegar ao empate. Após passe de Maxim, Holebas rechaçou e a bola explodiu em Torosidis até... parar na rede e decretar o empate da Romênia, aos dez minutos.

O lance fez os romenos debandarem de vez ao ataque. A equipe recorria a bolas alçadas por Maxim e Niculae, aproveitando o susto defensivo da defesa grega. Em alguns momentos, a estratégia parecia dar certo - Samaras rechaçou uma bola por cima do travessão. No entanto, a Romênia resumiu suas chances claras a uma cobrança de falta de Lavtolevic por cima do travessão e um chute rasteiro de Stancu.

Enquanto os gregos recorriam aos lances de contra-ataques, com Karagounis e Samaras, os romenos partiram de vez para o "abafa" - sempre em cruzamentos, com Marica e Hoban. Porém, jogar no erro do adversário foi muito pouco para uma equipe que precisava de uma larga vitória. Bem fechada, a Grécia apenas esperou o apito final para comemorar sua classificação.

FICHA TÉCNICA

ROMÊNIA 1X 1 GRÉCIA

Local: Arena Nacional, em Bucareste (ROM)
Data-Hora: 19/11/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Milorad Mažić (SER)
Auxiliares: Milovan Ristić (SER) e Dalibor Djurdjević (SER)
Cartões amarelos: Holebas e Tziolis 9GRE).
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Mitroglou, 23/1T (0-1), Torosidis (contra), 10/2T (1-1)

ROMÊNIA: Tatarusanu, Matel, Goian e Chiriches; Rat (Lavtolevici, 26/1T), Hoban, Torje (Niculae, 11/2T), Stancu (Grozav, 41/2T), Maxim; Tanase e Marica – Técnico: Victor Piturca.

GRÉCIA: Karnezis, Torosidis (Yntra, 29/2T), Papastathopoulos, Siovas (Manolas, 35/2T), Holebas, Tziolis, Maniatis (Andreas Samaris, 29/2T), Karagounis, Salpingidis; Samaras e Mitroglou – Técnico: Fernando Santos.