Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

É Gre-Nal! Inter tenta tetra enquanto Grêmio quer quebrar jejum no Gauchão

Escrito por

O maior clássico do Brasil está de volta para definir o Campeonato Gaúcho. Depois de quase três anos, o Gre-Nal irá definir o Gauchão 2014, a partir deste domingo, na Arena. O duelo coloca à prova a hegemonia estadual do Internacional, que tenta o tetracampeonato, e marca a tentativa de quebrar o jejum do Grêmio, que não ganha desde 2010.

A disputa começa hoje e termina só no dia 13 de abril, quando acontece o segundo jogo da decisão. Pela melhor campanha, com mando do Inter. Que ainda não definiu onde será. Ainda assim, o clássico volta às origens do Gauchão com decisão em azul e vermelho.

O Colorado vai para a sétima final consecutiva. Desde 2008 é presença certa. Em 2007, com o próprio Abel, ficou de fora da fase eliminatória da competição, após ser campeão mundial. Agora, é a competição que o Inter tem para jogar - a Copa do Brasil só acontece após as finais. Depois do título sobre o Grêmio em 2011, sobre o Caxias em 2012 e a taça por antecipação em 2013, pode enfileirar o quarto título. Algo que não acontece desde o início da década - de 2002 a 2005.

A semana foi atípica. Nada de mistério nos dois lados. Abelão confirmou em sua entrevista coletiva a escalação do Inter. Tentou fazer um treino fechado no Beira-Rio, sem sucesso - acabou em um 'semiaberto' no CT colorado. Enderson Moreira adotou postura semelhante. Fechou o trabalho da manhã de sábado na Arena. Mas também confirmou a repetição da escalação pela quarta vez consecutiva.

- Os 2 times estão em uma boa fase. O Grêmio esta indo bem na Libertadores. Não terá favorito. Será decidido em campo. Será um bom jogo, bem disputado – explicou Gilberto.

Já o Grêmio faz uma final após três anos. Perdeu a última para o Colorado. Em 2010, porém, levou a melhor - é a última taça levantada pelo clube tricolor. O jejum incomoda e, por isso, o Gauchão foi colocado também como prioridade para a temporada, apesar da disputa simultânea à Libertadores.

- Um clube vive de títulos. É normal isso de pressão. Quem veste a camisa sabe da responsabilidade que tem. O mais difícil fizemos, roemos o osso, jogando em campos ruins, com times que só batiam. Agora chegou a parte boa. Faz tempo que não somos campeões, nós jogadores falamos disso, viemos para ser campeões - avaliou o zagueiro Rhodolfo.

O Inter tem 149 vitórias, enquanto o Grêmio venceu 125 vezes e houve 125 empates. O clássico é o de número 400.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 30/03/2014 - 16h
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Franco Filho e Rafael Alves

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Riveros, Edinho, Ramiro e Dudu; Luan e Barcos - Técnico: Enderson Moreira.

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; D'Alessandro, Rafael Moura e Jorge Henrique - Técnico: Abel Braga.