Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Goleadores de Santos, São Paulo e Palmeiras disputam a artilharia

Ronny Markes x Yoel Romero (FOTO: UFC)
Escrito por

Com o Campeonato Paulista chegando cada vez mais perto de sua fase decisiva, Luis Fabiano (São Paulo), Alan Kardec (Palmeiras), Geuvânio, Cícero e Gabriel (Santos) brigam pela artilharia da competição. Juntos, os goleadores são responsáveis por 34 gols no Estadual e por 38% dos tentos de Palmeiras, Santos e São Paulo somados.

Os três clubes destes jogadores chegam na última rodada já classificados como líderes de seus respectivos grupos e sabendo quem enfrentarão nas quartas de final. Artilheiro máximo da competição com nove gols, Luis Fabiano é perseguido de perto por Kardec, que tem sete, e pelo trio santista, Geuvânio, Gabriel e Cícero, com seis gols cada. Léo Costa, do Rio Claro, também tem nove; David, do Paulista, e Henrique, da Portuguesa, têm sete. Com seis, aparecem ainda Anderson Salles, do Ituano, e Alemão, da Ponte Preta.

Apesar dos três artilheiros do Peixe anotarem "apenas" meia dúzia de gols, juntos eles são responsáveis por 48% dos 37 gols alvinegros no Estadual. O trio ainda se destaca pelo número de finalizações. São 91 no total, sendo 51 no gol e outras 40 para fora. Cícero é quem mais chutou dos três, com 38 tentativas. Gabriel, por sua vez, se destaca pelos desarmes. O meia-atacante está 100% na hora de roubar a bola; foram 12 tentativas, todas acertadas. Geuvânio, por sua vez, é o garçom do time - e do campeonato. Com participação direta em 37% dos gols, ele já deu oito assistências, além dos seis gols que fez. Ao todo, 14 gols do Peixe saíram de seus pés.

Alan Kardec, do Palmeiras, é responsável por 26% dos gols do time. Dentre o quinteto, o camisa 14 do Verdão é o mais faltoso. Porém, apesar de já ter cometido 24 infrações no Paulistão, o artilheiro palmeirense é o único dos cinco que ainda não tomou nenhum cartão amarelo. O centroavante também é o único que não ficou nem uma vez sequer em posição de impedimento no torneio.

Por último, mas não menos importante, Luis Fabiano, artilheiro da competição com nove gols, é quem mais sofre com a marcação pesada dos zagueiros. São 28 faltas sofridas em 13 jogos, média superior a duas por exibição. Ele também é quem menos fica com a posse de bola entre os cinco destacados, com pouco mais de 10 minutos no total e média de apenas 47 segundos de posse por partida.