Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ginástica Artística abre os Jogos Sul-Americanos do Chile nesta quinta

Escrito por

Em fase de testes até os Jogos do Rio-2016, a equipe esportiva do Brasil inicia mais um desafio, dessa vez, nos Jogos Sul-Americanos de Santigo e Viña del Mar, no Chile, entre os dias 7 e 18 de março. Quem "estreia" a competição, serão os ginastas brasileiros, com o treino de pódio desta quinta-feira.

Representando a equipe feminina, o Brasil terá: Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Juliana Santos, Julie Kim, Letícia Costa e Lorrane dos Santos. Já do lado masculino, a lista é encabeçada pelo campeão olímpico e mundial, Arthur Zanetti e, além dele, conta com: Arthur Mariano, Francisco Barreto, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki.

A competição, para esses atletas, começa nesta quinta, com o treino de pódio, que define as notas de partida de cada atleta após a apresentação de uma série em frente aos juizes da modalidade. Valendo medalha, a ginástica artística terá quatro datas, entre os dias 8 e 11.

Nos outros esportes, o Brasil também será bem representado. Dentre os 490 atletas, teremos campeões pan-americanos, como Bruno Fratus (natação), mundiais, como Fabiana Murer (salto com vara), além dos medalhistas olímpicos, Thiago Pereira (natação), Alison e Emanuel (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo moderno) e Natália Falavigna (taekwondo).

Em Santiago, o Brasil competirá nas seguintes modalidades: atletismo, boliche, boxe, caratê, ciclismo BMX, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, ciclismo pista, esgrima, esqui aquático, futebol (feminino), futsal, ginástica artística, ginastica rítmica, golfe, hóquei na grama, judô, levantamento de peso, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, patinação artística, pentatlo moderno, rúgbi, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vôlei (feminino) e vôlei de praia.

Os Jogos Sul-Americanos terão ainda uma sub-sede, em Viña del Mar. Na cidade, o Brasil será representado na canoagem velocidade, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo saltos, maratona aquática, remo, triatlo e vela.

A proximidade com os Jogos do Rio-2016 fez com que muitos países optassem por levar os seus atletas de ponta para o Chile. Na última edição do evento, em Medellín (COL), em 2010, a Colômbia foi líder do quadro de medalhas, com 144 ouros. Já o Brasil, ficou na segunda colocação, com 133 ouros e 355 medalhas no total.
 
Na mesma edição, o Brasil teve como destaque os atletas Júlio Almeida (tiro) e Angélica Kviecynski, com seis medalhas de ouro, além de Joanna Maranhão e Daynara de Paula, na natação, que conquistaram cinco ouros e um bronze cada.