Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do futebol ao remo, presidente do Vasco terá que investir muito no clube

Amistoso: Porto x Barcelona - Deco (Foto: Pedro Trindade/AFP)
Escrito por

Seja qual for o resultado da eleição do Vasco, que está acontecendo ao longo desta terça-feira, em São Januário, os desafios estão longe de serem pequenos. Cada candidato tem suas prioridades, seus projetos e seu plano de gestão. Mas algumas questões são incontestáveis.

No futebol profissional, a demora que o Vasco demonstrou para chegar ao G4 da Série B, a incapacidade de chegar à liderança da competição e as irregulares atuações da maioria dos jogadores são provas de que, para a Série A - que está muito próxima - uma grande mudança precisará ser feita. O presidente que assumir e o departamento de futebol que comandarem o processo sabem que se 2014, na segunda divisão, não foi tranquilo, mantida a base do plantel, 2015 tende a ser negativamente emocionante.

Em termos de patrimônio, o último balanço analisado (do ano de 2012, aprovado há cerca de um mês) apontava, entre bens móveis e imóveis, R$152.271.171,00. Porém, de lá para cá, algumas dependências do clube passaram por reformas, como a marquise de São Januário e a piscina da sede do Calabouço.

Por outro lado, o mau estado do próprio estádio vascaíno faz com que os candidatos planejem reformas. Mais que isso, o parque aquático, que já recebeu estrelas mundiais, segue inativo e abandonado.

Nas demais sedes, a Náutica recebeu modernização elétrica, mas o departamento de esportes náuticos segue com escassez de recursos. A verba acaba sendo insuficiente até para a manutenção da dieta dos atletas; O Calabouço teve sua piscina reformada depois de longo período sem poder ser utilizada, mas a frequência dos sócios no local segue fraco.

O Centro de Treinamento de Itaguaí é alugado pelo empresário Pedrinho Vicençote, que tem boa relação com o clube. Naturalmente, a nova gestão vai avaliar a renovação para o próximo ano do local onde as categorias de base do Vasco realizam suas atividades. O C.T. Almirante Heleno Nunes, em Caxias, é utilizado atualmente para o futebol feminino do clube.