Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo segura o Atlético-PR e leva vantagem para o Maracanã

Flamengo empata com Furacão e consegue vantagem para segundo jogo (Foto: Felipe Gabriel/ LANCE!Press)
Escrito por

O Flamengo levou para o Rio de Janeiro uma importante vantagem na bagagem no primeiro duelo contra Atlético-PR, nesta quarta-feira, na Vila Capanema, em jogo válido pela decisão da Copa do Brasil. A equipe de Jayme de Oliveira saiu atrás do marcador, quando o atacante Marcelo soltou uma bomba da entrada da área para colocar os anfitriões em vantagem.

A resposta dos cariocas foi imediata e no mesmo estilo. O volante Amaral, da intermediária, acertou um chute potente (seu primeiro gol no clube) para deixar o placar em 1 a 1, em Curitiba. No segundo tempo, as equipes se esforçaram bastante, mas nada de gols para os 15.494 pagantes.

Na próxima quarta-feira (27), o time da Gávea terá a oportunidade de empatar sem gols para soltar o grito de campeão, no Maracanã. Se o 1 a 1 se repetir, a equipe que ficar com o título será conhecido após a cobrança de pênaltis.

Porém, antes disso, ambas as equipes voltam a campo às 17h de domingo pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o time paranaense recebe o Náutico, na Arena Joinville, o clube carioca pega o Corinthians, no Rio.



UM MESMO CAMINHO: CHUTES DE FORA DA ÁREA

O Atlético-PR começou a partida pressionando bastante, até por conta do apoio contínuo dos torcedores que lotaram a Vila Capanema para assistirem o primeiro jogo da final. Movimentação ofensiva era observada a todo instante, principalmente por Marcelo, do Furacão, que buscava espaços na defesa do Fla visando abrir o marcador. O atacante foi a principal arma do time de Vagner Mancini durante os 90 minutos.

A primeira chance de gol, entretanto, foi do Flamengo. Aos nove minutos, Chicão recebe boa bola na segunda trave, mas acabou falhando na hora da finalização. O Atlético-PR respondeu aos 17 minutos e teve uma maior sorte, já que ficou na frente no placar. Marcelo recebeu a bola na esquerda e aproveitou um descuido do meio-campo do Fla e arriscou um chute forte de fora da área, sem chances para Felipe no fazer a defesa.


Marcelo abriu o placar para o Furacão (Foto: Felipe Gabriel/LANCE!Press)

Com o Furacão na frente, o Flamengo foi para cima em busca do empate e conseguiu pouco tempo depois, aos 30 minutos. Da intermediária, o volante Amaral foi avançando com a bola sem marcação e acertou um chute preciso - indefensável para o goleiro Weverton. Empate em 1 a 1 no placar antes mesmo do intervalo da partida.


Amaral festeja com companheiros o gol de empate do Fla (Foto: Felipe Gabriel/LANCE!Press)

O Flamengo teve problemas na escalação. Dois jogadores experientes deixaram o campo ainda na etapa inicial por lesões. André Santos e Chicão  foram substituídos por João Paulo e Samir.

Assim, a etapa inicial ficou à feição dos paranaenses. Os donos da casa tiveram ainda duas chances, mas não conseguiram concluir em gols. Primeiro foi aos 35 minutos, com Ederson cruzando e Marcelo finalizando para fora. Depois foi aos 37, com Everton cabeceando para a linha de fundo com perigo, após cruzamento de Paulo Baier. Nos últimos minutos, o Flamengo foi praticamente nulo ofensivamente, pensando apenas em levar o empate ao vestiário.

FLA APOSTA NOS CONTRA-ATAQUES. FURACÃO NA BOLA AÉREA

O panorama na volta para o segundo tempo trouxe as equipes com panoramas diferentes. Empurrado pelos torcedores, o Furacão foi para cima para tentar construir a vantagem em casa. Sem conseguir furar o bloqueio dos cariocas, as jogadas aéreas foram recorrentes. Logo aos três minutos, Luiz Alberto cabeceou para o chão obrigando o goleiro Felipe a fazer grande defesa.

Aos 12 minutos, o Atlético-PR por pouco não fez o seu segundo gol na partida. Marcelo chutou cruzado, Felipe espalmou e Ederson estava chegando para finalizar, porém Samir chegou primeiro e afastou o perigo.


Marcelo e João Paulo disputam a bola na Vila Capanema (Foto: Felipe Gabriel/ LANCE!Press)

Sem conseguir ter a posse de bola, o Flamengo apostou nos contra-ataques para chegar ao segundo gol. Numa das chegadas ao ataque aconteceu aos 19, quando Luiz Antonio se mandou pelo lado direito, passou por Manoel e soltou forte, desperdiçando a oportunidade. Hernane, que teve poucas chances de gol no decorrer da partida, reclamou bastante do companheiro que não fez o cruzamento.

Nos minutos finais da partida, os jogadores de Atlético-PR e Flamengo foram para a pressão final na busca pela vitória.  Luiz Antonio teve boa oportunidade em cobrança de falta que tirou tinta da trave esquerda de Weverton. Já no minuto seguinte, Everton arriscou e Felipe fez grande defesa, mandando a bola para escanteio. Fim de partida, empate em 1 a 1 e agora a decisão fica para o Maracanã.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 1 FLAMENGO

Estádio: Vila Capanema, Curitiba (PR)
Data/hora: 20/11/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Alessandro Rocha de Matos (BA)
Renda/público: R$ 780.080,00/15.494 pagantes
Cartões amarelos: Pedro Botelho, Everton (CAP) e Léo Moura, Elias (FLA)

GOLS: Marcelo 17'/1ºT (1-0) e Amaral 30'/1ºT (1-1)

Atlético-PR: Weverton, Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho (Dellatorre 15'/2ºT); Deivid, Zezinho, Paulo Baier (Maranhão 30'/2ºT) e Everton; Marcelo e Ederson (Ciro 31'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Chicão (Samir 41'/1ºT), Wallace e André Santos (João Paulo 28'/1ºT); Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva 39'/2ºT); Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.