Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo conquista o título inédito da Liga das Américas

Flamengo conquista a Liga das Américas de basquete (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Escrito por

Diante do artilheiro Hernane na arquibancada praticamente lotada do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o ala-armador Marcelinho Machado comandou o Flamengo na conquista do inédito título da Liga das Américas. Na final, o Rubro-Negro impediu o bicampeonato consecutivo do Pinheiros ao vencer por 85 a 78. O cestinha da partida foi Shamell, da equipe paulista, com 25 pontos. Marcelinho fez 24.

Com a conquista, o Flamengo se tornou o segundo time a ganhar o torneio de forma invicta. A outra foi o Peñarol de Mar del Plata, da Argentina, em 2009/2010. E ganhou o direito de jogar o Intercontinental contra o campeão da Euroliga.

O título do Flamengo fez o Brasil se igualar com a Argentina na Liga das Américas. Em sete edições, os times de cada país levantaram o troféu trêz vezes. Este ano, as equipes argentinas não conseguiram a classificação para o Final Four.

Sob o olhar do técnico da Seleção Brasileira, o argentino Rubén Magnano, as duas equipes começaram nervosas na partida. Com erros sucessivos dos arremessos de longa distância, o placar era equilibrado nos primeiros minutos. Até que o Flamengo abriu 18 a 11 e depois fechou a parcial com 25 a 15.

No segundo quarto, o time carioca abriu 30 a 19. Mas, sob o comando de Shamell, o Pinheiros reagiu. E a diferença não só caiu como a equipe paulista conseguiu virar: 37 a 35. Com o apoio da torcida, porém, o Flamengo se reencontrou em quadra e fechou o quarto em 46 a 40.

Na terceira parcial, as equipes continuaram errando muito. Marcelinho Machado era o grande nome rubro-negro, tanto dentro quanto fora do garrafão adversário. No Pinheiros, Shamell era o destaque. E o Fla ficou na frente: 61 a 60.

Na parcial decisiva, os erros pelo nervosismo era visíveis. No fim, o Flamengo foi mais consistente e levantou o título da competição.