Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo: boa fase do time em campo impulsiona vendas de artigos oficiais

Rede de lojas oficiais do Flamengo
Escrito por

A boa fase do Flamengo, que disputa, nesta quarta-feira (27), a final da Copa do Brasil diante do Atlético-PR, fez explodir o movimento de torcedores nas 22 lojas oficiais do clube, a Espaço Rubro Negro. Tamanha empolgação se reflete no volume de vendas dos artigos colocados à disposição dos rubro-negros. As vendas da camisa número 3, por exemplo, lançada recentemente ao preço de R$ 249,90, experimentaram um boom nos últimos dias, contribuindo para o aumento de 35% no volume de vendas na rede.

- As lojas têm bom movimento durante todo o ano, mas agora está uma loucura. O movimento mais que dobrou. Com o sucesso do Flamengo no campeonato, as lojas oficiais correspondem a mais de 35% das vendas da Adidas Flamengo, por exemplo – conta a gerente de marketing, Priscila Schmidt, confirmando que o item mais vendido atualmente é a camisa três rubro-negra.

Para atender à demanda, foi necessária a ampliação do quadro de funcionários para o período do Natal. Foram contratados mais 100 novos colaboradores, duplicando o número atual. Os novos vendedores vêm sendo submetidos a palestras na Gávea, para que aprofundem o conhecimento sobre o clube.


- Os funcionários vão conhecer mais profundamente a história do Flamengo. A ideia é criar uma experiência de vida a quem nunca foi até lá e também agregar valor ao atendimento. O cliente gosta de conversar com quem entende do assunto – sentencia Priscila.

A empresa tem buscado ampliar a fidelização do torcedor, como forma de estimular o consumo. E o caminho escolhido para isso foram as redes sociais. Foi contratada uma agência, a Blender, encarregada, desde o início do ano, de gerenciar o conteúdo da fanpage oficial da Espaço Rubro Negro no Facebook.

De setembro até agora, o nível de engajamento dos torcedores aumentou sensivelmente, sobretudo,nos dias de jogos importantes. Um exemplo disso ocorreu no dia 23 de outubro passado, quando o Flamengo impôs ao Botafogo uma goleada histórica (4 a 0), em jogo válido pelas semifinais da Copa do Brasil. Nesse dia, a fanpage da Espaço Rubro Negro no Facebook registrou 228.787 interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

- Os principais jogos do time geram ansiedade e elevam a tensão nas redes sociais. Os usuários ficam na expectativa do resultado positivo e acompanham os jogos com “um olho no Fla e outro no Face”. Querem comentar com seus amigos o andamento do jogo. Vibram com o time, mas também reclamam dos “pernas de pau” – explica o analista de mídias sociais Renato Silva.

Ele destaca que o nível de interatividade do torcedor nas redes sociais é proporcional ao desempenho da equipe em campo.

- Com o time ganhando e chegando às finais, os resultados são significativos. Aumenta a interação com os usuários e fãs da página, o que consequentemente eleva significativamente o alcance das publicações e da página em geral. O resultado disso tudo? As vendas explodem – conclui.

Em busca da ativação das vendas em suas lojas, a Espaço Rubro Negro procurou inovar, aumentando o que se convencionou chamar de hospitalidade. Nas lojas que funcionam nas ruas da Quitanda e Buenos Aires, no Centro do Rio, por exemplo, os clientes têm à sua disposição uma choperia. Enquanto percorrem a loja em busca de produtos, os consumidores podem experimentar um chopp gelado.

Para ampliar as vendas, a rede costuma ainda montar estandes no Maracanã em dias de jogos, além de promover uma série de ações dirigidas especialmente aos sócios-torcedores. Os benefícios incluem a personalização do nome e do número na compra de camisas de jogo, além da concessão de desconto de 10% na compra de outros produtos. Em algumas lojas, o sócio tem a possibilidade de comprar ingressos ou trocar aqueles adquiridos pela internet.