Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

FIVB aprova novo formato da Liga Mundial e decide mantê-lo em 2015

Rosberg - Treino do GP da Alemanha (Foto: Christof Stache/AFP)
Escrito por

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) decidiu manter para o ano que vem o novo formato da Liga Mundial adotado na edição de 2014. Em reunião do conselho organizador do torneio realizada na última sexta-feira, em Florença (ITA), onde acontece a fase final, a entidade avaliou a mudança como um sucesso em termos de audiência.

A principal novidade da fórmula atual foi a expansão do número de participantes de 18 para 28, com o objetivo de levar a modalidade para países sem tradição no esporte. Foi estabelecida uma divisão de sete grupos, de acordo com o nível das seleções. Os grupos A e B tiveram as equipes com melhor colocação no ranking da FIVB, enquanto C, D e E eram formados por intermediários. 

Já os grupos G e H contaram com times de menor nível técnico, que disputaram entre si a segunda divisão da Liga, vencida por Cuba. Também estiveram na disputa Tunísia, Turquia, México, Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha.

– A edição de 2014 da Liga Mundial está sendo a melhor da história. Está trazendo um público maior e cada vez mais entusiasmado. A nova fórmula tem produzido uma competição muito apertada e emocionante, o que é sempre importante para promover o esporte com êxito – disse o presidente da FIVB, Ary Graça.

No encontro, ficou definido ainda que na edição de 2015 o Grupo A reunirá Brasil, Itália, Sérvia e Austrália. O B será composto por Rússia, Estados Unidos, Polônia e Irã.

Outra novidade foi a realização de uma partida ao ar livre entre Itália e Polônia, no Foro Italico de Roma, local acostumado a receber jogos de tênis. O confronto, vencido pelos donos da casa, recebeu um público de 11 mil pessoas.