Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa: votação de limite de idade no comando e de mandato é deixada de lado

Fan Fest em Copacabana (Foto: Thiago Correia)
Escrito por

Registrada como uma das principais pautas do 64º Congresso Executivo da Fifa, em São Paulo, a diminuição do limite de idade para presidente da entidade máxima do futebol internacional foi deixada de lado, assim como a discussão de limite de mandatos. A maioria das 209 federações filiadas vetou a decisão de votar os dois temas no próximo congresso, que será realizado em 2015.

De acordo com a cúpula da Fifa, a "limitação de idade para 72 anos seria uma discriminação". Durante o congresso, representantes das federações do Congo e do Sri Lanka subiram ao palco do evento para defender a permanência de Joseph Blatter, de 78 anos, na presidêndia da entidade.

Constant Omari Selemani, presidente da federação do Congo, chegou a comparar Blatter ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que comandou o país quando tinha 81 anos. Já o presidente da federação do Paquistão fechou o discurso pedindo para Blatter seguir no comando "o que tempo que quisesse".

Com a anulação da discussão do limite de idade, o suíço Joseph Blatter se vê tranquilo para tentar se manter no poder da Fifa em 2015, ano da próxima eleição.

Blatter está no comando da Fifa desde 1998. Ele sucedeu o brasileiro João Havelange na presidência. Antes, ele foi secretário-geral e ajudou na organização das Copas do Mundo de 1978, 1982, 1986, 1990 e 1994.