Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa: mais receitas, menos lucro e “reserva” de R$ 3 bilhões

Relatório financeiro da FIFA mostra evolução de receitas da entidade
Escrito por

Às vésperas da Copa do Mundo e sob constante ataque da opinião pública, a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, é uma caixa fechada com suas finanças. Segundo um estudo publicado pela consultoria BDO Brazil, as receitas da entidade mais do que dobraram desde 2003 (111%). Mas o lucro vem despencando em relação à arrecadação. Enquanto que em 2006, no ano da Copa da Alemanha, a Fifa teve um lucro equivalente à 33% desuas receitas, esse número não ultrapassa 8% em no último triênio.

– A taxa de lucro diminuiu, mas vemos um valor crescente na arrecadação e nos gastos relacionados à Copa do Mundo – explica Pedro Daniel, diretor da área Esporte Total da Consultoria BDO.


Os gastos “relacionados à Copa do Mundo” também são misteriosos. Sobretudo para o país que recebe o torneio. No balanço financeiro da Fifa referente à 2012, a entidade recebeu mais de 1 bilhão de dólares em receitas relacionadas à Copa, enquanto gastou quase metade dele (448 milhões de dólares). Se considerado apenas as receitas de marketing, a habilidade da Fifa em fazer dinheiro é ainda mais surpreendente: com apenas 2 milhões de dólares investidos, teve 370 milhões de dólares de retorno. Toda essa “mágica” se deve ao monopólio da Fifa sobre os direitos de marketing e de transmissão da Copa.

– A Copa é a principal receita da Fifa – ponderou Pedro Daniel.

Segundo Pedro, as perspectivas de receitas para a Copa no Brasil são boas, mas que não acompanharão o crescimento recente. Na Copa de 2002, por exemplo, a arrecadação com direitos de TV cresceram 466% em relação ao torneio anterior; na África do Sul e na Alemanha, esse número ficou na casa dos 70%. No Brasil, essa receita deve render cerca de 2,5 bilhões de dólares à Fifa.

TIO PATINHAS?

Outro mistério dessa “caixa preta” da Fifa é o 1,4 bilhão de dólares - mais que o faturamento de 2013 (1,3 bilhão) - que aparece no balanço financeiro da entidade como “reservas”. Segundo o presidente de finanças da entidade, Julio Grondona, a Fifa mantém esses valores guardados para o caso - que nunca aconteceu na história - de um país desistir de sediar uma Copa do Mundo.