Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa investiga irregularidades e Uruguai pode ficar fora da Copa

Escrito por

A crise instaurada na AUF (Associação Uruguaia de Futebol) pode acabar tirando a seleção uruguaia da Copa do Mundo. De acordo com o "Ovación Digital", caderno do tradicional jornal "El País" dedicada a esportes, a renúncia do presidente Sebastián Bauzá está sendo investigada pela Fifa, que suspeita de intervenção do governo do presidente José Mujica.

Caso isso tenha acontecido, a Fifa pode sancionar o Uruguai de várias formas, pois a intervenção de governos executivos em associações de futebol é expressamente proibida pela entidade internacional. A suspeita vem do fato de Mujica ter proibido a entrada de policiais no Parque Central e no Centenario, os dois principais estádios de Montevidéu. O policiamento ficará restrito apenas no entorno dos estádios.

Ainda segundo o "Ovación Digital", a Conmebol informou a Fifa que um grupo de empresários ligado ao governo de José Mujica teria pressionado Bauzá a renunciar à presidência. No entanto, o estatuto da AUF permite, em sua cláusula 19, que os clubes reunidos na Assembleia Geral podem pedir a renúncia do Comitê Executivo da Associação Uruguaia em caso de "dolo ou falta grave".

A crise iniciou após o cancelamento da partida entre Peñarol e Miramar Misiones, neste domingo. A Mutual Uruguaia, entidade que representa os jogadores, alegou falta de segurança para a realização do confronto justamente pela falta de policiais dentro do estádio Centenário. O Conselho Executivo da AUF aceitou a argumentação do sindicato. Isso fez explodir a ira do presidente do Nacional, Eduardo Ache, que se sentiu prejudicado pelo fato de seu clube ter jogado no sábado, contra o Liverpool, sob as mesmas condições.

Junto a isso, há ainda o conflito entre a Associação Uruguaia de Futebol e alguns clubes menores. Estes fizeram uma denúncia contra a Conmebol na Justiça uruguaia, questionando os repasses da verba relativa aos direitos de transmissão dos torneios continentais aos clubes. A entidade sul-americana já anuncia expedientes disciplinares contra as equipes.