Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa inaugura IBC no Rio e Valcke avisa: ‘A Copa já começou’

Escrito por

A Fifa inaugurou nesta segunda-feira o Centro Internacional de Transmissão (IBC, sigla em inglês), que será o quartel general das transmissões de tudo o que vai acontecer na Copa do Mundo de 2014 e está montado no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

O evento contou com a participação de autoridades locais, como o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes. Além deles, compareceram o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, o CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, e o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson.

- Para quem duvidava, a Copa já começou. E começou ainda mais hoje com essa estrutura para a mídia no Rio – disse Valcke.

O IBC tem 55 mil m² e conta com um espaço para cada uma das 86 detentoras dos direitos de transmissão do Mundial, representando 41 países. O funcionamento será de 24 horas, todos os dias da semana. Um trabalho ininterrupto. O maior estúdio de TV é da BEIN Sports, da Al Jazeera, com 400 m². A maioria dos estúdios está em fase final de montagem.

- Para cá convergirão todas as imagens captadas nos estádios. A Copa nos permitiu ligar as capitais ao Rio de Janeiro. Esta capacidade será oferecida à população para oferecer internet de baixo custo – disse Genildo Lins, seguido por Ricardo Trade:

- Não abrimos mão da qualidade para que os jornalistas e todos os profissionais possam trabalhar. É algo que nos orgulha ter essa estrutura para levar as imagens aos quatro cantos do país.

O IBC conta com uma sala de controle e de equipamento central. Ao final da Copa, serão armazenadas 5 mil horas de vídeo produzido ao vivo. Para acesso ao local, 15 mil profissionais foram credenciados.