Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa deve anunciar decisão sobre Copa de 2022 nesta quinta

Claudinei Oliveira (Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial Atlético-PR)
Escrito por

Além de toda a controvérsia em relação à data da Copa do Mundo de 2022, que pode ser alterada por causa das altas temperaturas no Qatar, o torneio no país árabe sofre grande investigação, e o resultado será conhecido nesta quinta-feira, segundo reportagens do "Estado de S. Paulo", do "Telegraph" e do "AS". Há fortes suspeitas de casos de corrupção para a escolha do país, além de compra de votos. De acordo com o jornal paulista, a decisão sobre o futuro do torneio já será divulgada no mesmo dia, pela manhã.

A decisão é de Hans Joachim-Eckert, juiz alemão que chefia a câmara decisória do Comitê de Ética, que vai utilizar as informações do relatório de 430 páginas feito por Michael Garcia. Apenas o sumário deste conteúdo deve ser divulgado, e não ele todo.

Por trás das investigações, há diversos interesses que vêm de diferentes países. De acordo com o "Estado", o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está em contato com importantes políticos dos Estados Unidos, que poderia herdar a Copa de 2022, para tirar o Mundial do Qatar. Enquanto isso, Silvio Berlusconi, ex-premiê da Itália e ainda poderoso no país, está ao lado do Qatar, já que tem negócios por lá.

Entre os nomes que podem ser punidos pela Fifa está Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e que votou para que a Copa de 2022 fosse no Qatar. O Mundial de 2018, na Rússia, também foi investigado, mas não é tão ligado à corrupção como a seguinte.