Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fidelização do torcedor de futebol é fundamental para gerar receitas

Escrito por

No mercado esportivo global, o torcedor que frequenta os estádios e arenas, acompanha as partidas e notícias em diferentes mídias, consome produtos e serviços são fundamentais para os negócios. Os clubes e times pelo mundo sabem que é fundamental a fidelização do fã para gerar receitas

Este trabalho deve ser feito tanto para os torcedores mais fanáticos, que se tornam sócios e vão aos jogos, como outros torcedores, que vão eventualmente aos jogos, somente assistem pela TV ou não se relacionam com o clube.

O futebol brasileiro vive atualmente um momento de expansão no seu número de sócios-torcedores, graças ao projeto da Ambev, Por um Futebol Melhor. O site do projeto divulgou essa semana que os clubes brasileiros já contam com 629 mil sócios, o que equivale a 0,4% do total de torcedores no Brasil.

A expectativa da empresa é se aproximar de 3% da base de torcedores do país em poucos anos, cerca de 3,5 milhões de sócios.

O que chama atenção no ranking é a liderança de clubes com um melhor aproveitamento em relação aos demais. O Internacional com quase 110 mil sócios, Grêmio com 74 mil e Santos com 54 mil sócios, lideram o ranking, seguidos pelo Corinthians com 45 mil e Flamengo 44 mil sócios, que cresceu muito desde que aderiu ao projeto.

Isso significa que muito mais importante que ter milhões a mais de torcedores que os rivais, os clubes precisam saber fidelizar o maior número possível dos seus fãs. E esse público vai muito além dos sócios, já que é preciso se conectar com os outros milhares de torcedores que não são sócios e podem se tornar. E também com os milhões que jamais se converterão em sócios, mas acompanham e consomem a marca do clube.

O papel do departamento de marketing dos clubes brasileiros deve passar obrigatoriamente por criar um canal estreito e contínuo de relacionamento com seus milhões de torcedores.

Um bom exemplo do Brasil é o Grêmio, pois além do seu projeto de sócios, criou o Exército Gremista, gratuito, em que o torcedor coloca seus dados e recebe uma carteirinha. Já são 450 mil torcedores. Assim, entre sócios e potenciais sócios, o clube tem contato com 9% do total de torcedores no país. Sem contar as mídias sociais.

O segredo do sucesso dos projetos de fidelização é sua eficiente gestão de informações para alavancar receitas. Para isso é necessário não apenas dados demográficos de seus clientes, mas principalmente diferentes variáveis do comportamento desses grupos de torcedores.

A partir do profundo conhecimento dos hábitos e expectativas do cliente, é possível estruturar abordagens mercadológicas consistentes a fim de buscar uma fidelidade de longo prazo, deste grupo em contato e de potenciais clientes.

Esse trabalho de fidelização é uma via muito mais segura e rentável do que apenas depender dos gols de seus jogadores para poder atrair sócios, público aos seus jogos, vender produtos e alavancar os seus negócios.