Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Festa de encerramento da Copa só empolga com Shakira e Ivete

Fechamento da Copa (Foto: Odd Andersen/ AFP)
Escrito por

Como a festa de abertura da Copa do Mundo, a cerimônia de encerramento foi rápida e não chegou a empolgar a maioria dos torcedores que já haviam entrado no Maracanã.

Pressionada pelas críticas feitas no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, a organização apostou na parceria escola de samba-axé music, com a Acadêmicos do Grande Rio e Ivete Sangalo. A musa baiana cantou músicas antigas e, ao menos, caiu no gosto da galera com “Sorte Grande” (do refrão “levantou poeira”) e “Festa”.

A maior atração internacional foi de novo Shakira, na terceira apresentação em final de Mundial. Ela cantou o novo hit “Dare (La La La)”, acompanhada do baiano Carlinhos Brown, com figurino curioso, de black tie e cocar. Também deram uma palhinha o guitarrista mexicano Carlos Santana, ao lado do músico haitiano Wyclef Jean e do brasileiro Alexandre Pires, interpretando a música “We Will Find a Way” (“Nós encontraremlos um caminho” em português).


Acadêmicos do Grande Rio, representando os países da Copa (Foto: Jefferson Bernardes/ VIPCOMM)

A festa, porém, durou apenas 18 minutos. Na abertura foram 25 minutos, com show do trio formado por Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Pitbull, cantando “We Are One”.

Antes do show, houve uma pequena apresentação de cerca de 400 pessoas, para lembrar temas importantes para a Fifa, como liberdade, solidariedade, diversidade e paixão pelo futebol. Cerca de mil pessoas se envolveram em toda a cerimônia, que prestou homenagem ao futebol e aos símbolos da entidade.

A cerimônia foi dividida em cinco atos: 1) O futebol, com o lema da Fifa “Liberdade, Solidariedade, Diversidade e Paixão”; 2) Encontro, com os dois finalistas sendo recebidos pelos outros 30 países participantes; 3) O Cortejo Dourado, em referência à taça da Copa; 4) Tributo ao Futebol, com coreografia simbólica colocando frente a frente Alemanha e Argentina; e, finalmente, 5) Show, com Shakira e Carlinhos Brown, depois Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean; e encerrando com músicas populares de Alexandre Pires e Ivete Sangalo.


A colombiana Shakira, um espetáculo à parte na cerimônia de encerramento (Foto: Odd Andersen/ AFP)