Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Felipão só não teve Neymar em 148 minutos: Bernard é quem mais entrou

Escrito por

Luiz Felipe Scolari nunca escalou um time sem Neymar. Mais do que isso, poucas vezes substituiu o camisa 10 desde que assumiu a Seleção Brasileira, no início de 2013. É neste cenário que o técnico já esquenta a cabeça para tentar vencer a Alemanha, na terça, e voltar a uma final de Copa.

Dos 2.460 minutos regulamentares em que comandou o Brasil em 27 jogos, em só 148 Neymar não estava em campo. Apenas quatro vezes ele foi sacado a mais de 15 minutos do fim de um jogo, sendo uma delas na Copa, quando foi poupado com a partida contra Camarões já resolvida - saiu aos 26 do segundo tempo para Willian entrar. O meia é uma das opções para encarar os alemães – a tendência é lançar três volantes, centralizando Oscar, que vem jogando pelo lado direito do campo.

Ramires, que entrou no lugar do craque a dois minutos do fim contra a Croácia, é alternativa. Felipão também pode promover a volta de Luiz Gustavo, que é certa, e manter Paulinho (ler mais ao lado). O fato é que a Seleção Brasileira de Felipão pouco sabe o que é a “vida sem Neymar”. Terá de aprender contra o rival mais forte na Copa do Mundo até aqui.

Bernard, em baixa no torneio, é quem mais vezes deixou o banco para substituir Neymar com Scolari. Isso aconteceu quatro vezes: três no ano passado, contra França, Itália e Zâmbia e outra na preparação para a Copa do Mundo, em junho, contra a Sérvia, no Morumbi. Ao todo, o craque brasileiro foi sacado 13 vezes, sendo duas delas nos acréscimos.

– Não sei quem o homem (Felipão) vai colocar no lugar do Neymar. Willian, Bernard... Vamos estar preparados – afirmou o capitão Thiago Silva que, suspenso, terá de passar a braçadeira a David Luiz na terça.

Neste ano, só Ramires, Bernard e Willian entraram no lugar de Neymar por escolha não forçada de Felipão – Henrique entrou nos minutos finais da partida de sexta-feira. Neymar levou a joelhada do colombiano Zuniga aos 41 e o zagueiro entrou para fechar o time três minutos depois: jogo foi até os 50 no Castelão.

– O Neymar faz a diferença, mas nenhum jogador é insubstituível. Se acontecer de eu jogar essa semifinal, estou pronto – disse Bernard, que ganhou a confiança de Felipão justamente no Mineirão, na semifinal da Copa das Confederações de 2013.

O estádio será o palco da decisão da próxima terça-feira, às 17h. O grupo prometeu jogar (e ganhar) por Neymar. É o que a torcida espera!

QUANTO TEMPO NEYMAR JOGOU COM FELIPÃO:

2013
Inglaterra 2x1 Brasil - 90 minutos
Brasil 2x2 Itália - 90 minutos
Brasil 1x1 Rússia - 90 minutos
Bolívia 0x4 Brasil - 45 minutos (entrou Osvaldo)
Brasil 2x2 Chile - 90 minutos
Brasil 2x2 Inglaterra - 90 minutos
Brasil 3x0 França - 89 minutos (entrou Bernard)
Brasil 3x0 Japão - 74 minutos (entrou Lucas)
Brasil 2x0 México - 90 minutos
Itália 2x4 Brasil - 69 minutos (entrou Bernard)
Brasil 2x1 Uruguai - 90 minutos (entrou Dante nos acréscimos)
Brasil 3x0 Espanha - 90 minutos
Suíça 1x0 Brasil - 90 minutos
Brasil 6x0 Austrália - 90 minutos
Brasil 3x1 Portugal - 89 minutos (entrou Lucas)
Coreia do Sul 0x2 Brasil - 90 minutos
Brasil 2x0 Zâmbia - 80 minutos (entrou Bernard)
Honduras 0x5 Brasil - 67 minutos (entrou Hulk)
Brasil 2x1 Chile - 90 minutos (entrou Lucas Leiva nos acréscimos)

2014
África do Sul 0x5 Brasil - 90 minutos
Brasil 4x0 Panamá - 90 minutos
Brasil 1x0 Sérvia - 81 minutos (entrou Bernard)
Brasil 3x1 Croácia - 88 minutos (entrou Ramires)
Brasil 0x0 México - 90 minutos
Camarões 1x4 Brasil - 71 minutos (entrou Willian)
Brasil 1x1 Chile - 120 minutos
Brasil 2x1 Colômbia - 89 minutos (entrou Henrique)