Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da fazenda para orgulho do estado: conheça a história do Luverdense

1999- Juventude (Foto: César Guimarães/ LANCE!Press)
Escrito por

“A meta é estar até 2020 na Série A”. Quando o presidente e fundador do Luverdense, Helmute Lawisch, fala isso, muitos podem duvidar. Afinal, com apenas dez anos de fundação, a jovem equipe mato-grossense – caçula e estreante na Série B – ainda tem pouco reconhecimento nacional. Mas, aos que não acreditam, a façanha de chegar na Segundona em apenas uma década é usada como exemplo:

- Olha, para mim, não é surpresa alguma termos chegado tão rápido na Série B. Era para ter sido um ano antes, diga-se de passagem. Acabou atrasando. Isso é resultado de um trabalho sério de equipe - conta ao LANCE!NET o mandatário.

E quando ele fala em trabalho de equipe, não é por humildade ou modéstia. O Luverdense foi criado após um pedido do governo do Mato Grosso à Prefeitura de Lucas do Rio Verde para ter um clube no local, famoso pelo agronegócio de soja e milho. Desde então, toda a cidade se mobiliza para manter o time. Cerca de 20 fazendeiros e dez empresários locais injetam dinheiro sem esperar retorno.

Até agora, o trabalho vem dando certo e o Luverdense vai, aos poucos, se transformando não apenas no orgulho da cidade, como também de todo o estado. Um bom exemplo é que a última participação de um clube mato-grossense na Série B foi em 1994, com o Barra dos Garças, que hoje joga a Segundona estadual. O reconhecimento é motivo de orgulho para o presidente:

- Já fiz muitas coisas nessa vida, mas nada se compara ao reconhecimento dos mato-grossenses conosco. Fui ao banco e o cara do caixa me reconheceu e deu parabéns pelo Luverdense. Isso não tem preço.

Ao Vasco, resta ter cuidado. Afinal, em 2013, o Corinthians enfrentou o até então desconhecido clube e perdeu o jogo de ida na Copa do Brasil. É bom não duvidar deles...

BATE-BOLA
Helmute Lawisch, presidente e fundador do Luverdense, ao L!NET

Qual o segredo para o sucesso tão rápido do Luverdense?
É uma dedicação muito forte minha e dos meus diretores. Estamos provando para muitos que não precisa de dinheiro para ter sucesso. Até chegar à Série B, nunca tivemos cota ou dinheiro da CBF. Não precisamos de ninguém e conquistamos tudo de forma lícita.

Como é dividido o dinheiro que vem dos investidores?
Além dos fazendeiros locais, contamos com a ajuda de empresas “genuinamente luverdenses” (de Lucas do Rio Verde). Se sobrar algum dinheiro, investimos em estrutura e na categoria de base. Temos uma assembleia geral que faz balanços financeiros, de forma anual, e nenhum dos nossos diretores é remunerado.

A diretoria do Luverdense faz algum tipo de investimento nas categorias de base?
Temos um trabalho social em parceria com a Prefeitura com cerca de 600 crianças e aproveitamos aqueles que se destacam. Temos categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Disputamos as três últimas Copas São Paulo de Futebol Júnior, mas ainda temos que melhorar e profissionalizar mais atletas. 

DADOS LUVERDENSE
- Nome: Luverdense Esporte Clube
- Fundação: 24/1/2004
- Estádio: Passo das Emas (capacidade para 10 mil pessoas)
- Títulos: Estadual (2009 e 2012), Copa Mato Grosso (2004, 2007 e 2011) e Copa Pantanal (2011)
- Folha Salarial: cerca de R$ 400 mil
- Destaques: Misael (meia) e Reinaldo (atacante)

DADOS LUCAS DO RIO VERDE
- Fundação: 5/8/1982
- População: 52.843 (IBGE/2013)
- Dimensão: 3.645 km²
- PIB: R$ 1 669 888,179 (IBGE/2010)
- IDH: 0,768 (alto)
- Economia: forte em agronegócio