Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entre as favoritas, Espanha é a seleção que menos mudou desde 2010

Escrito por

Do elenco que disputa o bicampeonato, 16 jogadores espanhóis estiveram em 2010, no inédito título mundial. Se o goleiro Valdés, o lateral-direito Arbeloa e o meia Jesús Navas estivessem livres de lesões, o número seria 19 em 23 convocados, ou seja, quase não houve renovação na seleção do técnico Vicente Del Bosque.

Entre as favoritas, ao lado do Uruguai, a Espanha tem o time com menos mudanças. Azpilicueta, Jordi Alba, Cazorla e Diego Costa seriam os únicos não remanescentes do Mundial da África do Sul. A lista aumenta um pouco com De Gea, Juanfran e Koke, os substitutos do trio de baixas da Fúria.

Até que ponto o fator pode ajudar ou atrapalhar a Espanha no Brasil? A seleção está mais velha, e a derrota na final da Copa das Confederações acabou diminuindo aquele favoritismo exacerbado pela conquista do tricampeonato da Eurocopa de 2012, obtida com uma vitória maiúscula sobre a Itália por 4 a 0, na Ucrânia.

E MAIS:

Veja as últimas notícias da seleção espanhola no L!NET
Koke garante que Diego Costa tem 100% das condições físicas

O Brasil, portanto, será a última parada da "geração de ouro", que começou com Luis Aragonés, em 2008, com o segundo título europeu.

- Juntamos um grupo extraordinário. É um time que vem mantendo um estilo de jogo durante muito tempo e não deixará de fazê-lo. Há mudanças, como é natural na vida. Mas fomos fiéis ao que escolhemos - disse "El Marqués" Vicente Del Bosque, dias antes de reunir o grupo para uma série de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo.

Líder do elenco, o experiente capitão Casillas é contundente nas palavras.

- A Espanha chega ao Brasil como favorita absoluta. Isso não tira nossa responsabilidade de fazer um grande papel e defender o título.

Os remanescentes de 2010 das seleções:

Brasil - 5 jogadores (Julio Cesar, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva e Ramires)

Alemanha - 11 jogadores (Neuer, Boateng, Mertesacker, Lahm, Khedira, Schweinsteiger, Kroos, Özil, Podolski, Müller e Klose)

Argentina - 9 jogadores (Romero, Andujar, Demichelis, Mascherano, Di María, Maxi Rodríguez, Messi, Agüero e Higuaín)

Itália - 6 jogadores (Buffon, Chiellini, Bonucci, Marchisio, Pirlo e De Rossi)

França - 4 jogadores (Lloris, Evra, Sagna, Valbuena)

Inglaterra - 7 jogadores (Hart, Glen Johnson, Gerrard, Wilshere, Lampard, Milner e Rooney)

Holanda - 7 jogadores (Vorn, De Jong, Sneijder, Robben, Van Persie, Kuyt e Huntelaar)

Uruguai - 16 jogadores (Muslera, Martín Silva, Fucile, Cáceres, Maxi Pereira, Álvaro Pereira, Lugano, Godín, Coates, Gargano, Arévalo Ríos, Diego Pérez, Lodeiro, Suárez, Cavani e Forlán)

ESPANHA - 16 jogadores (Casillas, Reina, Albiol, Sergio Ramos, Piqué, Busquests, Xabi Alonso, Javi Martínez, Xavi, Iniesta, David Silva, Fàbregas, Mata, Pedro, Villa, Fernando Torres)