Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estrela do atletismo queniano é flagrada em exame antidoping

James Rodríguez - Granada x Real Madrid (Foto: Jorge Guerrero/ AFP)
Escrito por

A queniana Rita Jeptoo, considerada uma das melhores maratonistas da atualidade, foi flagrada em um exame antidoping fora de competição e testou positivo para eritropoietina (EPO). Geralmente, atletas que utilizam tal hormônio e são considerados culpados após a análise do caso costumam pegar suspensões duras, por volta de dois anos.

Jeptoo, no entanto, declarou ser inocente a dirigentes do atletismo queniano (ela não se pronunciou oficialmente até o momento) e ainda não teve a contraprova analisada - apenas a amostra A teve seu resultado revelado.

- Depois que recebemos uma carta da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), intimamos Rita Jeptoo para um encontro em Nairóbi. Ela negou ter ingerido qualquer substância. Não podemos condená-la ainda. Ela tem o direito de contestar isso e pedir a análise da contraprova - disse Jackson Tuwei, vice-presidente da Federação Queniana de Atletismo, à agência AFP.

A corredora de 33 anos faturou nesta  temporada o prêmio de melhor maratonista de 2014 ao ser campeã do World Marathon Majors, circuito que reúne as maiores maratonas do mundo (Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York) e distribui pontos e prêmios de acordo com o resultado dos atletas. Jeptoo somou 100 pontos, contra 65 da compatriota Edna Kiplagat.

Com o título, ela teria direito a receber US$ 500 mil (cerca de R$ 1,2 milhão), que seria entregue neste domingo na Maratona de Nova York. Com o teste positivo, porém, o pagamento foi adiado. Os organizadores do circuito emitiram neste sábado um comunicado oficial sobre o tema.

"Os organizadores do World Marathon Majors estão desapontados em saber que Rita Jeptoo aparentemente testou positivo para uma substância proibida. Estamos na dianteira na luta contra o doping em nosso esporte, e tem uma regra de que nenhum atleta poderá vencer o circuito se quebrar alguma regra da Iaaf", divulgou a World Marathon Majors.

Jeptoo tem como principais resultados na carreira o tricampeonato na Maratona de Boston e o bi em Chicago. Ela tem o oitavo melhor tempo da história da modalidade, ao registrar 2h18m57 em Boston no ano passado.