Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em estreia da Arena no Paulistão, Tite busca manter ‘caldeirão’ de Mano

Escrito por

Em sua coletiva de apresentação, ainda no ano passado, Tite mostrou-se impressionado com um feito do antecessor Mano Menezes: o incrível aproveitamento na Arena Corinthians. A nova casa do Timão, que substituiu o Pacaembu, virou um “caldeirão”. Com Mano, o aproveitamento foi 75,9%, com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 18 partidas.

No último sábado, o atual comandante “quebrou o gelo” no amistoso festivo diante do Corinthian-Casuals, clube amador da Inglaterra, com uma goleada por 3 a 0. Neste domingo, às 17h, realizará o primeiro jogo oficial, contra o Marília, pela estreia no Campeonato Paulista de 2015.

O estádio, inclusive, também “estreia” no Paulistão, após ser inaugurado em 18 de maio do ano passado. Naquela ocasião, foi a primeira e única derrota do Corinthians, em duelo diante do Figueirense, pelo Brasileirão. Depois, ninguém conseguiu superar a equipe em seu novo caldeirão. Todos os principais rivais já sofreram lá: Palmeiras (2 a 0), São Paulo (3 a 2) e o Santos (1 a 0).

Nesta temporada, Tite terá a missão de construir uma história vitoriosa em Itaquera, como foi no Pacaembu. Na antiga casa, em suas duas passagens anteriores pelo Timão (2004/2005 e 2010/2013), foram 126 jogos, 78 vitórias, 31 empates e apenas 17 derrotas. Lá, conquistou títulos como o Brasileirão de 2011, Libertadores de 2012 e Recopa Sul-Americana de 2013.

CURIOSIDADES DA ARENA CORINTHIANS

O primeiro e a última
O meia Giovanni Augusto, do Figueirense, foi o primeiro jogador a fazer um gol na Arena Corinthians. A vitória por 1 a 0 sobre o Timão, pelo Brasileirão, no dia 18 de maio, foi a primeira e única derrota da equipe no local.

O artilheiro
O principal goleador do Corinthians no estádio é o peruano Paolo Guerrero, com oito gols. Luciano, que marcou dois gols no duelo diante do Corinthian-Casuals, no último sábado, agora encostou, com sete gols.

Mais frequente
Com 18 jogos e 1620 minutos em campo, o goleiro Cássio é o jogador mais presente na nova casa do Corinthians.

Maior placar
A principal goleada do Timão na nova casa foi diante do Goiás, pelo Brasileirão. A equipe de Mano Menezes saiu atrás do placar, mas virou o resultado para 5 a 2. Luciano, que saiu do banco de reservas, fez três gols.

OS JOGOS DO TIMÃO EM ITAQUERA

1. Corinthians 0x1 Figueirense - Brasileirão
2. Corinthians 1x1 Botafogo - Brasileirão
3. Corinthians 2X1 Internacional - Brasileirão
4. Corinthians 3x0 Bahia - Copa do Brasil
5. Corinthians 2x0 Palmeiras - Brasileirão
6. Corinthians 1x1 Bahia - Brasileirão
7. Corinthians 5x2 Goiás - Brasileirão
8. Corinthians 1x1 Fluminense - Brasileirão
9. Corinthians 3x1 Bragantino - Copa do Brasil
10. Corinthians 1x0 Atlético-MG - Brasileirão
11. Corinthians 1x1 Chapecoense - Brasileirão
12. Corinthians 3x2 São Paulo - Brasileirão
13. Corinthians 2x0 Atlético-MG - Copa do Brasil
14. Corinthians 3x0 Sport - Brasileirão
15. Corinthians 2x2 Coritiba - Brasileirão
16. Corinthians 1x0 Santos - Brasileirão
17. Corinthians 1x0 Grêmio - Brasileirão
18. Corinthians 2x1 Criciúma - Brasileirão
19. Corinthians 3x0 Corintian-Casuals - Amistoso

COM A PALAVRA: TITE

'É um legado do Mano'

"Ter 80% (75,1%, na realidade) de aproveitamento no estádio novo é algo extraordinário. Pegamos agora esse legado do Mano Menezes também. Jogar na Arena Corinthians me faz pensar em um turbilhão de coisas. Tem a emoção de retornar ao clube pela terceira vez. É um local diferente, onde nunca tinha trabalhado...

Quando fiz o primeiro trabalho tático, eu senti dificuldade de me concentrar. Tu [sic] perde a noção de profundidade do gramado. É como ir em uma casa diferente, onde não está acostumado a frequentar.

A maior cobrança é a que eu tenho comigo mesmo. Mas o carinho das pessoas me faz cobrar mais ainda para eu poder retribuir. Vou retribuir com muito trabalho.

Vim ao estádio quando estava em fase de construção e brinquei com as pessoas que estavam próximas: “Tem um tijolo que eu coloquei, tem que cuidar direitinho” (risos). A noção de espaço e do local, eu confesso, tenho de me habituar, tive dificuldade de me concentrar, é um local novo. É muito bonito"