Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No esqui cross-country, Brasil inicia disputa da Paralimpíada de Inverno

Vascainas (Fotos Reprodução)
Escrito por

O Brasil inicia na madrugada deste domingo a sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia.. Quem dará o pontapé na primeira participação na história do país no evento será Fernando Aranha, no esqui cross-country. Ele compete às 3h (de Brasília) na prova de 15 quilômetros. Além dele, a delegação brasileira conta com Andre Cintra, no snowboard.

- É uma honra ser o primeiro brasileiro a competir. Mas o Andre tem os méritos dele. Ele foi o primeiro a disputar o Campeonato Brasileiro, em 2012, e também o primeiro a se classificar para os Jogos de Sochi. De qualquer maneira, é uma situação honrosa - disse Aranha.

A participação na competição só foi possível por conta de uma parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). O acordo entre as duas entidades, formalizado em maio do ano passado, visa o desenvolvimento de modalidades paralímpicas de inverno no país e consiste em apoio financeiro do CPB às iniciativas da CBDN no movimento paralímpico.

- Para Sochi, estabelecemos a meta de trazer os dois atletas. Para o futuro, queremos realizar estudos a fim de viabilizar, econômica e tecnicamente, planos para cada modalidade paralímpica dos Jogos de Inverno - afirmou o presidente da CBDN, Stefano Arnhold.

Apesar de o acordo oficial ter sido formalizado apenas em 2013, o trabalho começou em agosto de 2012, com Andre Cintra, e em novembro do mesmo ano, com Fernando Aranha. Desde então, foram investidos cerca de R$ 500 mil nos atletas, provenientes da lei Agnelo-Piva. Ao todo, eles viajaram para fora do Brasil para participar de 11 etapas de treinamento e de 13 competições, contando com os Jogos Paralímpicos de Inverno, em Sochi. O valor ainda inclui hospedagens, materiais esportivos, passagens, uniformes, transporte e comissão técnica.