Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Enderson dá chance a 13 jovens e promete mais na reta final: ‘Base boa’

Warlley Alves (FOTO: UFC)
Escrito por

Apesar de os números gerais de aproveitamento da base serem inferiores aos de Oswaldo de Oliveira, o técnico Enderson Moreira tem dado oportunidades às revelações do Santos desde que assumiu o cargo, no início de setembro. Dos 29 jogadores que utilizou em 19 partidas, 13 são Meninos da Vila. E após a eliminação da Copa do Brasil, o comandante prometeu observar e talvez utilizar mais deles, já que o Peixe tem poucas pretensões nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

- Mesmo com essa sequência, tento observar a base, e vejo muita qualidade, coisas boas. Às vezes ficamos na expectativa de que o menino vai resolver, ganhar sempre, mas não é assim, temos que pensar a longo prazo. Não podemos dar mais do que eles podem suportar. Temos uma base muito boa e precisamos de alguns movimentos para sanar dificuldades no elenco - disse Enderson, logo após o empate em 3 a 3 contra o Cruzeiro que praticamente sepultou o sonho de disputar a Libertadores em 2015.

Enderson tem acompanhado, nas últimas semanas, alguns jogos do time sub-20, que foi eliminado na terceira fase do Paulistão da categoria, mas está nas semifinais da Copa do Brasil, torneio do qual é atual campeão. Lá, observa possíveis novidades para o futuro, como o zagueiro Gustavo Eugênio, o volante Fernando Medeiros e os atacantes Diogo e Matheus Augusto, e também outras promessas que já atuaram no profissional, como o meia Léo Cittadini. Todos são candidatos a "sanar dificuldades no elenco" nas reis rodadas finais do Brasileirão.

No elenco profissional, entretanto, o comandante do profissional conta com alguns jogadores ainda não utilizados por ele, a começar pelos goleiros João Paulo e Gabriel Gasparotto. Também não receberam oportunidades os zagueiros Jubal, Nailson, Paulo Ricardo e Vinicius Simon, além do lateral-direito Daniel Guedes e do atacante Diego Cardoso, que atualmente se recupera de lesão.

Os 13 utilizados por Enderson são: o ídolo Robinho, revelado em 2001 e que iniciou sua terceira passagem pelo Peixe em agosto, Gabriel (16 jogos), Geuvânio (12), Alison (10), Alan Santos (8), Caju e Vladimir (7), Zeca (5), Jorge Eduardo (4), Serginho e Leandrinho (3), Stéfano Yuri (2) e Thiago Maia (1). Caju e Thiago Maia, aliás, ganharam suas primeiras oportunidades no profissional sob o comando de Enderson Moreira.

Enquanto isso, o atacante Giva e o meia Geovane não estão nos planos do técnico Enderson Moreira. O primeiro tem contrato até dezembro deste ano, o outro somente até o dia 15 de novembro e nenhum deles deve permanecer em 2015. Ambos se mantêm em atividade no Santos, mas treinam em horários separados do restante do grupo e já nem constam na listagem do elenco no site oficial do clube.