Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Eliminatórias: pequenos ameaçam os grandes no caminho para a Eurocopa

José Aldo (FOTO: Alexandre Loureiro/Inovafoto)
Escrito por

As Eliminatórias da Eurocopa 2016 entram de novo em cartaz no fim de semana  com algumas zebras assustando as grandes forças do continente. Alemanha e Holanda tem decepcionado até agora enquanto Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Irlanda fazem o maior sucesso.

Desde a Copa do Mundo, a Inglaterra e a Irlanda do Norte estão com um índice de aproveitamento de 100 por cento – levando em conta amistosos e competições.A República da Irlanda vem logo depois com 75%, Gales tem 67% e a Escócia fica com 33%. Depois de perder para a Polônia e empatar com a Irlanda, a Alemanha tem apenas 25 por cento de aproveitamento – o mesmo da Holanda, que perdeu para a Islândia.

As casas de apostas cortaram de 150 para 50 para 1 o prêmio para quem bancar que as seleções britânicas e a Irlanda vão chegar à Eurocopa de 2016 na França. A última vez em que os cinco se classificaram para a final de um grande torneio foi em 1958, quando o Brasil venceu o País de Gales a caminho do primeiro título mundial na Suécia.

A invencibilidade dos galeses tem uma explicação simples: Gareth Bale. O atacante do Real Madri é a grande estrela do time que lidera o grupo B e  enfrenta a Bélgica neste domingo 16. As finais do torneio continental em 2016 na França merecem a presença de Bale - um daqueles jogadores que ainda divertem a platéia com um futebol mágico e alegre. Aaron Ramsey do Arsenal e Joe Allen do Liverpool são também nomes consagrados na seleção do País de Gales.

Dois destes times das ilhas britânicas se enfrentam no grupo onde está a Alemanha.  A Escócia pega a Irlanda (sexta-feira 14) que divide a liderança do grupo D junto com a Polônia com sete pontos. Os irlandeses, que estiveram na Copa de 2002 e na Eurocopa de 2012, estão cheios de moral depois de empatar fora de casa com a  Alemanha.

Os escoceses tem os mesmo quatro pontos dos campeões mundiais. Se conseguiram a classificação,  voltam à França onde estiveram pela última vez na Copa de 1998, quando perderam para o Brasil.

A Irlanda do Norte tem três vitorias em três jogos e comanda o grupo F, encarando a segunda colocada Romênia (sexta 14). Aaron Hughes do Brighton, Steven Davis do Southampton e Gareth McAuley do West Bromwich Albion são destaques do time que sonho garantir presença num campeonato internacional pela primeira vez desde a Copa de 1986 no México.

Por fim, a Inglaterra. O técnico Roy Hodgson tem apostado na juventude e chamou o artilheiro Saido Berahino de 21 anos, nascido no Burundi, que já marcou sete gols em 11 jogos pelo West Bromwich Albion. Outra grande sensação é Raheem Sterling, 19 anos, do Liverpool.  Os ingleses estão na frente no grupo E com nove pontos e jogam contra a Eslovênia, sábado dia 15 em Wembley.

Hodgson não está nada contente que a famosa ‘grama sagrada’ foi usada ainda no  domingo passado para mais um jogo de futebol americano nesta temporada internacional da NFL em Londres.  Sediar estas partidas rende um lucro enorme à Federação Inglesa e nestas horas, o futebol sai perdendo.

A quarta rodada das Eliminatórias da Eurocopa acontece dentro do novo formato que a Uefa chama de "semana do futebol". Jogos espalhados numa janela de sete dias, com as Eliminatórias para a Eurocopa entre sexta e domingo e  amistosos no meio da semana que vem.

As TV's faturam com mais transmissões ao vivo e o telespectador fica saturado – com a sensação de que a "semana do futebol" começa mas não acaba nunca…