Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A duas semanas do fim, vagas para os playoffs da NBA seguem em disputa

Nenê e Anderson Varejão NBA (Rob Carr/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP)
Escrito por

A última rodada da NBA está agendada para o dia 16 de abril. Restando exatamente duas semanas para o fim da temporada regular da Liga Americana de Basquete, as duas conferências (Leste e Oeste) seguem com boas disputas por uma das oito vagas para os playoffs.

Na Conferência Leste, três franquias medem forças para definir quem terminará a fase na oitava colocação, a última de classificação. Até aqui, oficialmente, cinco equipes estão classificadas no Leste: o líder Miami Heat, Indiana Pacers, Toronto Raptors, Chicago Bulls e Brooklyn Nets, na ordem de classifcação.

Entretanto, o sexto colocado Washington Wizards e o sétimo, o Charlotte Bobcats, devem confirmar em breve a vaga. O primeiro tem 38 vitórias e 36 derrotas (51,4% de aproveitamento) e o segundo exatamente o inverso, com 36 triunfos e 38 reveses (48,6%).

Atualmente, a oitava posição no Leste pertence ao Atlanta Hawks, que tem somente 32 vitórias e, 73 jogos (43,8%). Mas, a franquia da Geórgia ainda pode ser ultrapassada pelo tradicional New York Knicks, que tem 32 vitórias em 75 jogos (42,7%), ou Cleveland Cavaliers, com 30 triunfos nos mesmos 75 confrontos (40%). A temporada regular tem 82 jogos ao todo.

- Eu sei contra quem cada um dos nosso rivais joga. Nós temos que focar em nosso objetivo, mas eu estou de olho nos nossos concorrentes. Atualmente, a oitava posição é nossa e precisamos jogar para nos manter aqui - disse Kyle korver, armador do Hawks.

A Conferência Leste, porém, apresentou algumas decepções, a começar pelo tradicional Boston Celtics. O maior campeão da NBA (17 títulos) já está eliminado, com campanha de 23 vitórias e 51 derrotas.

O Philadelphia 76ers, que selecionou o promissor ala-pivô Nerlens Noel no Draft de 2013, também foi mal, obteve uma sequência de 26 derrotas seguidas recentemente e Noel nem jogou a temporada, por lesão.

Apenas três classificados no Oeste

Se na Conferência Leste poucas surpresas devem aparecer nesta reta final, o mesmo não se pode dizer do outro lado do país. No Oeste, apenas três equipes já garantiram a vaga na próxima fase: o San Antonio Spurs, dono da melhor campanha (58 vitórias e 16 derrotas), o Oklahoma City Thunder e o Los Angeles Clippers.

Outras duas franquias, o Houston Rockets (49 vitórias e 24 derrotas) e o Portland Trail Blazers (49 vitórias e 27 derrotas) devem confirmar em breve a classificação. A briga pelas outras três vagas segeu forte.

Sexto colocado, o Golden State Warriors, do ala Andre Iguodala e do armador Stephen Curry, possui campanha de 46 triunfos e 28 reveses (62,2%), seguido por Memphis Grizzlies (44-30 e 59,5%) e Phoenix Suns (44-30 e 59,5%).

Logo atrás, na nona posição, aparece o Dallas Mavericks, do veterano Dirk Nowitzki, com 44 vitórias e 31 derrotas (58,7%). O Minnesota Timberwolves (36-37 e 49,3%) ainda tem remotas chances, mas a briga deve mesmo ficar entre Memphis, Phoenix e Dallas.

A grande decepção do Oeste foi o tradicional Los Angeles Lakers. Dezesseis vezes campeã, a franquia tem 25 vitórias e 49 derrotas e não pode mais passar de fase.

A situação dos brasileiros na NBA

Cinco brasileiros estão atualmente na NBA. Destes, apenas um já está garantido nos playoffs: o pivô catarinense Tiago Splitter, titular do San Antonio Spurs, líder da Conferência Oeste. Na temporada passada, Splitter, de 29 anos, foi até a final com o time texano, onde perdeu para o Miami Heat.

Entretanto, outro atleta do Brasil está próximo de obter a vaga: o ala-pivô Nenê. O paulista de 31 anos não está atuando atualmente, em função de uma lesão no joelho esquerdo, mas a sua equipe, o Washington Wizards, está praticamente classificada.

Nenê segue se recuperando, mas para os playoffs o brasileiro de 2,11m deve estar apto. Ele foi um dos principais jogadores do time da capital até sofrer a lesão, em fevereiro.

Além destes dois, Leandrinho é quem está mais próximo de avançar. O ala-armador, que também está lesionado, com um problema na mão, pode disputar os playoffs pelo Phoenix Suns, que segue lutando no Oeste.

Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers e que machucou o ombro esta semana, tem poucas chances de ir aos playoffs. Por fim, o pivô Vitor Faverani, do Boston Celtics, já está eliminado. Ele jogou pouco nesta temporada em função de lesão nas costas.