Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nos dois naipes, Brasil é campeão pan-americano de tênis de mesa

Carta CBF (Foto: Reprodução)
Escrito por

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa, que acontece em Santo Domingo, na República Dominicana. A Seleção Brasileira obteve o título tanto no masculino quanto no feminino. O torneio pertence ao calendário da Federação Internacional (ITTF).

No masculino, Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto lideraram a primeira fase sem dar chances aos adversários. Na semifinal, no clássico contra a Argentina, os brasileiros venceram os três jogos e foram à final.

- Eles (brasileiros) estão em um nível mais alto que o nosso. Mas no geral estamos satisfeitos com o ouro - disse o jogador argentino Gaston Alto, que teve a companhia de Pablo Tabachnik e Rodrigo Gilabert na equipe.

Na final, o Brasil venceu Porto Rico, que tinha Hector Berrios, Daniel Gonzalez e Brian Afanador na equipe, pelo mesmo placar.

Campeões na República Dominicana, os três atletas brasileiros confirmaram o bom momento. Neste mês, pela primeira vez o Brasil teve três representantes no Top 100 do ranking mundial: Gustavo é o 83º, Cazuo 89º e Hugo 93º.

No feminino,  a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Hugo Hoyama, terminou na primeira colocação em sua chave na primeira fase. Na primeira rodada, Caroline Kumahara, Gui Lin e Ligia Silva venceram os três duelos contra a equipe de El Salvador.

As dificuldades apareceram no segundo jogo, quando o Brasil duelou com a Venezuela e teve Jessica Yamada substituindo Ligia Silvia. A jovem mesatenistas venezuelana Gremlins Arvelos derrubou as brasileiras Gui Lin e Jessica Yamada.

Caroline foi quem fez a diferença pelo Brasil, vencendo Winberly Montero e Roxy Gonzalez. Depois, nas duplas, Gui Lin e Jessica Yamada venceram Winberly Montero and Roxy Gonzalez.

Na segunda fase,  a equipe feminina brasileira não bobeou e derrotou Argentina e depois Venezuela, abmas por 3 a 0, para sagrar-se campeã. Caroline, de 19 anos e a melhor brasileira no ranking (139ª), não perdeu nenhuma partida no evento.

- A Carol (Kumahara) foi nosso principal destaque, vencendo todos os seus jogos. Não perdemos nenhum jogo de duplas, e a Lígia, que entrou nas rodadas finais, também foi importante. Foi mais um passo dado em relação ao torneio por equipes, e um título sempre da maior motivação e confiança para os próximos eventos - disse Hoyama.

O próximo desafio da Seleção Brasileira será o Mundial por Equipes, em Tóquio (JAP), entre 28 de abril e 5 de maio. No torneio, a equipe masculina, que disputa a primeira divisão, está no grupo da China.