Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Djokovic vira sobre Federer e é campeão pela primeira vez em 2014

Vasco sai na frente, mas permite empate do Fluminense no Maracanã (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Escrito por

Demorou, mas Novak Djokovic (2º do ranking) conquistou o seu primeiro título na temporada de 2014. Neste domingo, o sérvio derrotou ninguém mais ninguém menos do que Roger Federer (8º), por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 7-6 (7-3), na final do Masters 1.000 de Indian Wells, na Califórnia (EUA).

Com o resultado, o sérvio chegou a 17 conquistas de Masters e igualou o americano André Agassi, já aposentado, neste quesito. Em títulos deste nível, ele fica atrás apenas de Roger Federer (21 títulos de Masters) e Rafael Nadal (26).

O troféu ainda permitiu que Djokovic diminuísse a vantagem de Rafael Nadal no ranking mundial. O espanhol, que foi eliminado na terceira rodada para Alexandr Dolgopolov, tinha uma margem de 3.825 pontos no topo, mas este número foi reduzido para 2.230 (13.130 a 10.900).

De quebra, a conquista do sérvio manteve vivo o jejum de Federer, que permanece sem títulos de Masters 1.000 desde agosto de 2012. Este foi o terceiro triunfo de Djokovic em Indian Wells, onde também havia vencido em 2008 e 2011.

Djokovic não chegava a Indian Wells sem títulos na temporada desde 2006, quando ainda não tinha sido campeão nenhuma vez na carreira.

Para erguer a primeira taça de 2014, o sérvio precisou de frieza, tendo em vista que Federer começou avassalador, fazendo 3-0 no primeiro set e não dando chances nesta parcial, onde venceu por 6-3.

No set seguinte, Djokovic manteve a calma e conseguiu a quebra no fim para empatar o confronto. Em seguida, no terceiro set, Djokovic chegou a sacar para o jogo com 5-4 no placar. Federer, porém, dificultou ao quebrar o saque e levar o jogo ao tie-break. Neste, porém, Djokovic foi mais atuante e venceu.

Mesmo com o vice-campeonato, Federer retornará ao top 5 do ranking, no quinto lugar, com 5.045 pontos.