Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Djokovic bate Murray e é Pentacampeão no Aberto da Austrália

Escrito por

A quadra Rod Laver é dele! Novak Djokovic, número 1 do mundo, conquistou, na manhã deste domingo, o título do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada. Esta é sua quinta conquista no torneio jogado em Melbourne.

Para chegar até lá, o sérvio derrotou o britânico Andy Murray, sexto colocado, por 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/5) 6/7 (7/4) 6/3 6/0 após 3h39min de batalha.

Djokovic repete os feitos de 2008, 2011, 2012 e 2013 levantando o quinto caneco e ficando a um do maior campeão, o australiano Roy Emerson que levantou seis canecos.

Ele ergue a oitava taça de Grand Slam se igualando a nomes como Andre Agassi, Jimmy Connors e Ivan Lendl.

Murray se frustra com o quarto vice-campeonato na competição onde foi vice de Roger Federer em 2010 e de Djokovic em 2011 e 2013. O escocês permanece com dois Slams (US Open em 2012 e Wimbledon em 2013). Nole abre 16 a 8 com cinco vitórias seguidas diante do escocês de Dunblane.

[[GAL:LANPGL20150201_0004]]

O jogo

Jogo superequilibrado na primeira parcial. Como era de se esperar muitas trocas de bola e movimentação de ambos. Murray teve um 0/40 no terceiro game, não converteu e Djokovic aproveitou sua chance quebrando para fazer 4/1. Murray devolveu a desvantagen, mas Nole fez 5/3 e sacou para a parcial. Murray elevou o nível, acelerou o backhand, igualou em 5/5 e levou ao tie-break. No desempate Murray abriu 4 a 2, mas falhou num voleio fácil no 5 a 5 e errou devolução permitindo a vitória de Djokovic por 7/6 (7/5) apos 1h12min. Foram 19 winners e 17 erros de Djokovic contra 12 vencedoras e 13 erros de Andy. Cada um ganhou 42 pontos na parcial.

Na segunda etapa Nole tropeçou em quadra, sentiu um pouco o pé esquerdo e ficou deficiente na movimentação por alguns minutos. Murray aproveitou os erros do rival e fez 2/0. Mas o natural de Dunblane desconectou por quatro games, viu Nole abrir 4/2 e ao diminuir a desvantagem um protesto e dois invasores da quadra foram detidos. O jogo ficou cinco minutos paralisado e Andy voltou agressivo e consistente, virando a parcial. Murray teve um set-point no 5/4 na devolução, mas errou e Djokovic confirmou game encardido.. No seguinte Nole teve três chances, mas o rival fechou a porta com o saque. No tie-break Murray foi mais firme, distribuiu bem as jogadas e não se intimidou com as incríveis defesas do sérvio para fazer 6 a 2 e fechar com devolução slice e erro do sérvio: 7/6 (7/4) em 1h20min.

Murray começou melhor novamente, abriu 2/0, mas permitiu a reação do sérvio que virou. O escocês desperdiçou uma chance de quebra após espetacular ponto de Nole e em seguida Murray jogou mal, cometeu três erros bobos e foi quebrado com dupla-falta. Nole não titubeou, jogou firme, Andy perdeu a intensidade e o sérvio levou por 6/3 em 39 minutos.

Na quarta etapa Djokovic quebrou logo de cara e a cabeça de Murray, que já não estava boa, foi embora de vez. Os erros foram ainda mais frequentes e Djokovic manteve o alto nível para passear e aplicar um pneu em 28 minutos. Ele vibrou e jogou a raquete para o público de mais de 15 mil pessoas.