Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Os dilemas de Löw: Alemanha lida com problemas antes das quartas

Reus - Alemanha x Armênia (Foto: Daniel Roland/AFP)
Escrito por

A Alemanha conquistou a vaga para encarar a França pelas quartas de final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, no Maracanã, com mais ressalvas do que comemorações. Apesar de todas as grandes seleções terem sofrido nas oitavas de final – os alemães só venceram a Argélia por 2 a 1 na prorrogação –, a equipe de Joachim Löw soma mais problemas do que soluções desde o início desta Copa.

As maiores críticas são para o setor defensivo e o meio de campo. Löw tem optado por quatro zagueiros, sendo Boateng e Höwedes improvisados, respectivamente, nas laterais direita e esquerda. Boateng já sofreu lesões na coxa e joelho esquerdos, e o zagueiro Hummels já sentiu lesão na coxa direita e foi desfalque do último jogo por conta de uma gripe. O zagueiro Mustafi, que entrou em três partidas como lateral-direito e, assim, Boateng foi para a zaga, sua posição de origem, está fora do Mundial por lesão.

Uma das soluções apontadas seria voltar Phillip Lahm para a lateral direita. O treinador não cede à pressão e mantém seu capitão como volante, como ele atua desde o fim do ano passado pelo Bayern de Munique de Pep Guardiola. Com isso, teria apenas um "meia bomba" na zaga (Boateng ou Hummels). E o principal: haveria espaço para Khedira e Schweinsteiger juntos no meio. Até agora, um dos dois ficou no banco.


Com Lahm no meio, Khedira ou Schweinsteiger fica no banco (Foto: Javier Soriano/AFP)

Na parte ofensiva, Özil tem pecado como o criador das jogadas. Só Müller está resolvendo. Já Klose, quando atuou por 45 minutos diante dos Estados Unidos, mal pegou na bola e nem entrou no último jogo.

A Alemanha de Löw ainda tem muito a resolver até sexta-feira...

OS DILEMAS DE LÖW

A zaga
É um setor que preocupa. Hummels pegou forte gripe e ficou fora contra a Argélia. O seu substituto, Mustafi, lesionou-se. Boateng já teve três lesões nesta Copa e não está 100%. E Höwedes, assim como Boateng, está improvisado na lateral.


Chamado às pressas, Mustafi está fora da Copa (Foto: Gabriel Bouys/AFP)

Meio
Lahm como volante tem sido uma das convicções da comissão técnica. Mas isso faz com que Khedira ou Schweinsteiger fique no banco. E o capitão na direita resolveria em parte o problema do improviso.

Klose
Experiente atacante nem sequer entrou na partida contra Argélia. Com isso, perdeu a chance de atingir o recorde de jogos na Copa pela seleção, que seguira com o ex-capitão Lothar Matthäus.

Özil
Apesar de ter feito gol contra a Argélia, ele faz uma péssima Copa. A criação da Alemanha sofreu muito nos jogos por conta de sua ineficiência. Mas o treinador tem bancado o jogador, mesmo sempre pressionado pela imprensa nas coletivas.


Apesar de marcar contra Argélia, Ozil não vem fazendo boa Copa (Foto: Patrik Stollarz/ AFP)

LESÕES TAMBÉM ATRAPALHAM LÖW

Após ser substituído no segundo tempo da vitória sobre a Argélia, na última segunda-feira, o zagueiro Shkodran Mustafi recebeu a pior notícia que poderia na Copa. Com uma lesão muscular na coxa esquerda, ele não terá mais condições de atuar no Mundial. 

Curiosamente, o jogador só entrou na lista dos 23 convocados porque a Alemanha perdeu o meia Marco Reus por lesão. O craque do Borussia Dortmund (ALE), que era apontado como o principal destaque da seleção, rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo em um amistoso diante da Armênia, a dois dias da viagem para o Brasil. Com isso, Mustafi com chamado no lugar.


Reus foi cortado dois dias antes da Alemanha embarcar para o Brasil (Foto: Daniel Roland/AFP)

Antes da Copa, outros jogadores importantes também ficaram impossibilitados de atuar. O lateral-esquerdo Marcel Schmelzer, do Borussia Dortmund (ALE), chegou a fazer parte da preparação, mas uma lesão no joelho esquerdo acabou com seu sonho de disputa.

O zagueiro Badstuber, os meias Bender e Gündogan e o experiente atacante Mario Gómez foram outros jogadores alemães que se prejudicaram por não estarem em boas condições clínicas.