Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da crise à melancolia: São Paulo se livra da degola e fica fora da Liberta

Luis Fabiano - Treino do São Paulo (Foto: Ale Cabral/ LANCE!Press)
Escrito por

Campeão da Copa Sul-Americana e melhor time no segundo semestre do Campeonato Brasileiro em 2012, o São Paulo iniciou a temporada 2013 em alta. Após dois anos fora, voltou a disputar a Copa Libertadores. Contudo, a campanha que reservava grandes disputas e possíveis conquistas foi melancólica. O Tricolor viveu a pior crise da sua história e lutou contra o rebaixamento no campeonato nacional durante boa parte do torneio. A ascensão com a chegada de Muricy Ramalho fez com que se criasse a expectativa de retorno à competição continental, o que não ocorreu.

O LANCE!Net fez um balanço do clube do Morumbi no Nacional e listou os motivos de o time não ter feito jus ao esperado.

INVESTIMENTO

O clube apostou em jogadores renomados, como o zagueiro Lúcio. O beque chegou com apresentação feita no salão nobre do Morumbi e logo no primeiro semestre caiu em desgraça ao bater de frente com o técnico Ney Franco e depois ser expulso no jogo das oitavas de final da Copa Libertadores. Com Paulo Autuori, também teve problemas e acabou afastado. No meio da temporada o Tricolor trouxe Clemente Rodríguez para ajudar com sua experiência, mas o argentino não vingou. Ocupa a reserva e deve deixar o clube no próximo ano.

O ponto positivo fica por conta de Aloísio. O atacante chegou do Figueirense para ser a sombra de Luis Fabiano e ajudou com gols em momentos importantes da temporada.

JOGADORES QUE DECEPCIONARAM

Badalado, o zagueiro Lúcio foi a principal decepção. O zagueiro foi contratado para ser o "xerife" da zaga Tricolor e não conseguiu render o esperado. Falhas individuais e problemas de disciplina culminaram no seu afastamento com a chegada do técnico Paulo Autuori. O seu alto salário também dificulta a negociação com outras equipes.

O atacante Luis Fabiano também tinha um ano promissor e disse, na pré-temporada, que precisava de tempo de treinamento para retomar a parte física e conseguir desempenhar bom futebol. Contudo, viveu altos e baixos e quase deixou o clube. Osvaldo começou o ano em alta, mas caiu de rendimento e ainda não marcou nenhum gol no torneio nacional.

JOGADORES QUE SE SALVARAM

Aloísio conseguiu deixar Luis Fabiano no banco e, ao lado do camisa 9, é o artilheiro do time na temporada, com 22 gols. Rodrigo Caio também assumiu papel de protagonista na equipe e, mesmo na crise, mostrou qualidade como volante, zagueiro e lateral. A partir do meio da temporada, o lateral-esquerdo Reinaldo chegou e logo aproveitou a chance, tanto que recentemente teve o contrato renovado.

FATORES QUE EXPLICAM O MAU DESEMPENHO

Primeiro "problema" a administrar foi a situação Ganso e Jadson. Sem Lucas, Ney Franco não conseguiu montar a equipe com os dois meias e a indefinição colaborou para o mau desempenho na Libertadores, principal competição no ano para os tricolores. A troca de Ney por Paulo Autuori não surtiu efeito e, além do desgaste com a viagem à Europa e à Ásia, o time afundou no Brasileiro e emendou sequência negativa como jamais havia acontecido na história do clube.

O QUE MUDARÁ PARA 2014

Para o ano que vem, a preparação física deve ser feita de maneira mais adequada e Muricy Ramalho começará o planejamento desde o início, o que facilita o trabalho.

COM A PALAVRA: RAFAEL BULLARA, EDITOR DO NÚCLEO

O São Paulo passou por sustos em 2013 que devem servir de lição para o próximo ano. As trocas constantes de treinadores e o atraso na escolha por Muricy Ramalho fizeram com que o clube quase naufragasse em um inédito rebaixamento. A falta de planejamento, como viagens improdutivas, foi outro fator que atrapalhou. Dentro de campo, Luis Fabiano fez a pior temporada desde que voltou e Lúcio, zagueiro que chegou com status de craque, não rendeu e, para piorar, se tornou estorvo. Afastado, tem um dos melhores salários e vive situação indefinida. O torcedor tricolor deve apagar o ano da memória.