Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Craques frente a frente: CR7 e Ibra se enfrentam pela repescagem da Copa

Portugal x Irlanda - Cristiano Ronaldo (Foto: Peter Muhly/ AFP)
Escrito por

Enfim chegou o dia do início de um dos duelos mais esperados do ano. Nesta sexta-feira, Portugal e Suécia se enfrentam pela ida da repescagem europeia para a Copa do Mundo, e os astros Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic vão definir quem vai ao Mundial, e quem vai assistir pela televisão. Os dois vivem grandes fases - nas últimas cinco partidas, o craque do Real Madrid marcou nove gols, e o do PSG fez 10 -, e polarizam as atenções no Estádio da Luz a partir das 17h45 (de Brasília).

Cristiano Ronaldo chegou a ser dúvida para o jogo. Apresentou-se em Óbidos, local de concentração da seleção com um traumatismo no pé esquerdo, e treinou durante duas dois apenas na academia da seleção. Pepe, Fábio Coentrão e João Pereira também chegaram machucados, mas se recuperaram, e assim como Miguel Veloso, que sentiu dores nas atividades de quarta, estão liberados e devem todos ser titulares na equipe de Paulo Bento.

Pelo lado sueco, Ibrahimovic chega 100%, vai liderar o ataque da seleção com o apoio de Elmander, e ganhou elogios de Miguel, ex-lateral de Portugal e do Valencia. Porém, o antigo jogador, que ainda pensa em voltar aos gramados, acredita que o seu antigo companheiro vai marcar a diferença.

- Eu gosto dos dois, mas até por ter visto e vivido de perto com o Cristiano, visto como ele encara o jogo, como treina, me inclino por ele. Mas o Ibrahimovic é um grande jogador, já deu provas disso, passou por grandes clubes, está em um grande clube, mas acredito que o Cristiano vai fazer a diferença - disse Miguel em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, lembrando que a polêmica do português com Joseph Blatter, presidente da Fifa, que criticou Ronaldo, foi boa para o jogador:

- Até foi bom o Blatter ter feito aquilo, eu costumo dizer aos amigos que aquilo atiçou o Ronaldo, e faltou respeito por parte do presidente da Fifa.

CR7 ou Ibrahimovic: quem vem à Copa do Mundo?

Na ocasião, Blatter disse que prefere Messi em relação a Ronaldo dentro e fora de campo, que o português preocupa-se mais com o visual, e que parece com um militar em campo. Porém, Miguel, que é amigo pessoal do astro do Real Madrid, garante que o jogador está longe de ser arrogante.

- Eu costumo dizer que o Cristiano é uma coisa dentro de campo, e outra fora. Na comemoração dos gols, que é o caso mais concreto, as pessoas falam muito disso, ele sempre foi muito assim, e não vai mudar... Eu, conhecendo como pessoa, é meu amigo pessoal, ele vive para a família, é humilde, por mais estranho que pareça, um pouco tímido, e já foi mais - concluiu.

BATE-BOLA
Miguel
Ex-lateral do Valencia e da seleção portuguesa, ao LANCE!Net

Um jogo de repescagem é mais tenso que um normal?
Pode-se considerar uma final, e é uma final. Envolve muita ansiedade, nervosismo. Até o dia do jogo, é uma responsabilidade enorme, é complicado. Mas quando chega, quando o árbitro apita, tudo é mais fácil. Mas a pressão do povo... É um país inteiro esperando uma alegria, ainda mais em momentos de crise, é um momento para fazer o povo sorrir. Meus ex-colegas de profissão, certamente estão sentindo isso, alguns estão na primeira vez em um jogo desta importância. E eles têm qualidade, devem encarar da melhor maneira possível, respeitar o adversário e fazer o melhor pelo país.

É melhor começar a decidir em casa ou seria melhor melhor ter o segundo jogo em Lisboa?
Eu acho que é bom começar em casa, ao contrário do que muita gente diz. Vai ter o apoio do décimo segundo jogador, o estádio vai estar cheio, e acho que é bom, sai com o resultado, se Portugal ganhar, vai para a Suécia com um resultado mais cômodo, encara o jogo de outra maneira. Acredita que Portugal vai ganhar, e o jogo na Suécia acaba sendo mais fácil.

Há algum favorito?
Neste momento as duas seleções são muito iguais. Portugal não está no melhor momento. Teve fases muito boas, e depois parece que falta um pouco de maturidade, não sabemos ao que jogamos. Temos um grande jogador como o Cristiano, mas não só, jogadores de grande nível, que estão nos melhores clubes do mundo. É para esquecer tudo, pensar só no jogo, concentrar-se e fazer o que sabem que é jogar bola.

Como é Cristiano Ronaldo fora de campo?
Uma pessoa que ganha o que ganha, joga o que joga, acaba não tendo vida social, acaba sendo complicado, e ele tem as pessoas indicadas ao lado e ele sabe gerir isso. Os anos todos que vivi com ele, dentro e fora de campo, só tenhoa dizer bem, um grande ser humano, uma excelente pessoa. Só depois de conhecer que dá para ter uma ideia. Excelente pessoa, excelente jogador, e espero que sexta-feira ele decida.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio da Luz, Lisboa (POR)
Data-hora: 15/11/2013, às 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Josué) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. Técnico: Paulo Bento
SUÉCIA: Issakson, Lustig, Nilson, Antonsson e Olsson; Ekdal, Durmaz, Wernbloom, Larsson e Elmander;Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamren