Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians ‘renasce’ e vive ‘momento especial’ após Copa do Mundo

Atlético-PR x Fluminense (Foto: Felipe Gabriel/LANCE!Press)
Escrito por

Torcedor, técnico e jogador do Corinthians riem à toa após a promissora volta da equipe pós parada para a Copa do Mundo. Trazendo à tona algo próximo do “padrão Fifa” visto em campo no Mundial, o Timão de Mano Menezes já demonstra fôlego de quem brigará pelo título do Brasileirão.

Somente pela competição de pontos corridos, foram duas vitórias, contra Internacional e Palmeiras, em casa, e um empate, diante do Vitória, fora de seus domínios. Na Copa do Brasil, o Alvinegro aplicou 3 a 0 no Bahia, na Arena Corinthians, e praticamente selou sua classificação às oitavas.

Sem importantes peças lesionadas, Mano conseguiu repetir nove titulares nos quatro jogos. Apenas Romero e Renato Augusto se alternaram com Luciano e Jadson, respectivamente. O paraguaio mostra ascensão vertiginosa no Timão, enquanto o camisa 8 enfim parece estar apto fisicamente a encarar uma sequência de jogos.

Jogadores questionados após fraco desempenho no primeiro semestre tornaram-se peças fundamentais da equipe, casos de Fagner e Ralf. Guerrero e Petros, que já vinham de ascensão no início do Brasileirão, deslancharam de vez.

Enfim sentindo-se “em casa” na Arena, após vitória contra o Palmeiras no primeiro Dérbi disputado no novo estádio, Mano avaliou a atual fase vivida por sua equipe.

– Foi a primeira vitória em um clássico. Agora, é manter esse momento especial que a equipe atravessa, pois queremos cada vez mais – afirmou o treinador corintiano.


‘PRÉ-TEMPORADA’

Os 83% de aproveitamento pós-Copa são justificados, principalmente, pelos treinos. Foram 31 dias, em Extrema e no CT Joaquim Grava, para se preparar para a retomada do Brasileirão.

– A gente é inteligente o suficiente para saber que precisávamos corrigir algumas situações. Essa parada foi muito boa para isso. Tudo o que o Mano pediu, ele está muito satisfeito – disse Petros.

OS FATORES DO ‘MOMENTO ESPECIAL’ DO CORINTHIANS

Guerrero: Após nove partidas do “Brasileirão pré-Copa”, o camisa 9 havia somado dois gols. Nas três rodadas deste segundo semestre, “engrenou” e balançou as redes outras duas vezes. Em 2013, fez 18 tentos. Em 2014, cinco. Irá bater a própria marca?

Elias: O camisa 7 voltou a ser homem de confiança de Mano Menezes. Após passar pelas mãos do treinador no Corinthians de 2008/09/10 e no Flamengo de 2013, o volante é donos do atual meio de campo alvinegro, com gols e assistências.

Petros: Contratado no início de abril, o meia rapidamente conquistou seu espaço no Timão. Mano Menezes, inclusive, encerrou o primeiro semestre com o camisa 40 “intocável”. De contrato renovado, é o líder de desarmes no Brasileiro, com 55 roubadas de bola.

Ralf: Após primeiro semestre abaixo da média e perspectiva de ser vendido pelo Timão, o volante reencontrou o bom futebol e voltou às graças da torcida. A média de desarmes por jogou do camisa 5 saltou de 2,6 para 4,7 após a Copa do Mundo.

Fagner: Após falhas defensivas no primeiro semestre, o lateral não apenas melhorou suas chegadas à frente, como se tornou fundamental na cobertura de Ralf e Elias. Após gol contra o Inter, ele revelou ter “corrigido erros baseado em treinos repetitivos”.

Romero: Paraguaio se destacou no mês de “pré-temporada” demonstrando esforço nos treinos. Bastaram 11 minutos em campo contra o Vitória para tomar a vaga de Luciano e se firmar como titular de Mano Menezes. Já é até tratado como “xodó” pelo clube.

Arena Corinthians: Depois de resultados frustrantes contra Figueirense e Botafogo, o comportamento da equipe na Arena mudou. Impondo seu ritmo de jogo e se aproveitando da energia passada pela torcida, a equipe já soma três vitórias, contra Inter, Bahia e Palmeiras.

Sem desfalques: O baixo número de suspensos e machucados no plantel corintiano pós-Copa é fator benéfico para Mano Menezes. Apenas Ferrugem, Guilherme Andrade e Walter estiveram no departamento médico. Jadson e, agora, Guerrero, foram os únicos suspensos.

CONFIRA OS APROVEITAMENTOS DO CORINTHIANS NO BRASILEIRO PRÉ E PÓS COPA

Pós-Copa (três rodadas):
1º - Cruzeiro - 100%
2º - Corinthians - 78%
3º - Sport - 78%
4º - Internacional - 67%
5º - Santos - 67%

Pré-Copa (nove rodadas)
1º - Cruzeiro - 70%
2º - Fluminense - 59%
3º - Corinthians - 59%
4º - São Paulo - 59%
5º - Internacional - 59%