Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contrariado, Van Gaal nega retranca holandesa e rebate com currículo

Escrito por

O técnico holandês Louis Van Gaal vive uma guerra contra a imprensa, principalmente de seu país. Ele tem recebido críticas sobre uma possível retranca exagerada, indo contra ao estilo ofensivo consagrado por sua seleção. Nesta segunda-feira, após a vitória da Holanda por 2 a 0 sobre o Chile, pelo Grupo B da Copa, o comandante acendeu outro confronto com os jornalistas ao mostrar desconforto para responder sobre o assunto.

Contrariado com a linha de pensamento do repórter, que perguntou o porquê de o técnico ter aberto mão de um sistema mais ofensivo, Van Gaal emendou:

- Você (repórter) poderia definir o que é um futebol de ataque? poderia me responder, estou fazendo uma pergunta. Você fez uma pergunta inteligente (com ironia). Pode falar?

Constrangido, o jornalista tentou explicar o questionamento. A surpresa do treinador para a partida foi a escalação do atacante Kuyt como um lateral esquerdo e uma linha de cinco mais atrás.

- Não estou criticando, estou dizendo o que vi. O Kuyt, que é atacante, jogou na lateral esquerda - disse o repórter.

De volta ao microfone, Van Gaal respondeu citando a força do Chile pelas laterais e que os jogadores do rival executaram função parecida ao dos seus comandados.

- Se vocês (jornalistas) podem me fazer perguntas, posso fazer a vocês. Não viram que Isla e Mena fizeram também isso? Não viram? Apoiaram e voltaram - declarou Van Gaal, cuja seleção enfrentará o segundo colocado do Grupo A, que pode ser Brasil, Croácia ou México, nas oitavas de final.

Na sequência, outro repórter tentou abordar o mesmo assunto, e disse que a Holanda atual jogava diferente de outros times do treinador. A resposta foi:

- A questão é que nós temos de permitir que a seleção jogue com a qualidade de seus jogadores. Se eu tivesse jogado no 4-4-3 o Robben tinha de correr atrás do Mena, o Lens atrás do Isla, e eles não conseguem jogar assim 90 minutos. Eu não poderia jogar assim. Mena iria conseguir fazer os passes, Sanchez iria conseguir cabecear e fazer passes e eu quero vencer e ganhar com um sistema - afirmou Van Gaal.

- Assim, Robben não vai precisar correr, o Lens também, o Van Persie. Isso é futebol. Você precisa desenvolver uma estratégia para ganhar e isso é uma questão. Estamos sempre criando oportunidades, e isso é excelente pro técnico perceber que os resultados estão vindo. E se não fosse, vocês estariam cortando minha cabeça - completou.

Por fim, Van Gaal foi perguntado sobre como se sentia com a liderança do grupo garantida vencendo os três jogos e respondeu com seu peculiar.

- Se você olhar meu currículo, verá que ganho muitos jogos. Então, não é novidade - declarou.

Entre os principais títulos do futuro treinador do Manchester United (ING) estão a Liga dos Campeões da Europa pelo Ajax (HOL), dois da Liga Espanhola pelo Barcelona (ESP) e um Alemão, pelo Bayern de Munique (ALE).