Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confira uma análise dos ataques de Barcelona e Real para 2014/15

Apresentação do kroos no Real Madrid (Foto: AFP)
Escrito por

Real Madrid e Barcelona já se movimentaram nessa janela de transferências, e alguns jogadores começam a entrar no imaginário das torcidas. Principalmente aqueles que chegam para o setor ofensivo. O clube catalão vai ter Suárez para formar trio ofensivo com Messi e Neymar. Além de Rakitic para o meio. Os Merengues anunciaram nesta quinta-feira o alemão Kroos, e o colombiano James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo, pode chegar a qualquer momento.

O do Barcelona vai demorar um pouco para se materializar. Suárez, reforço milionário para a temporada e símbolo da revolução prometida pela diretoria, só vai poder jogar no fim de outubro, quando termina sua suspensão pela mordida em Chiellini. Até lá, Luis Enrique deve usar Pedro, Rafinha e Deulofeu.

Quando Suárez chegar, a tendência é que jogue centralizado, tendo Neymar e Messi pelos lados. Com esse esquema, pode até ser que o argentino perca um pouco a obrigação de ser goleador. Com um atacante mais avançado, o camisa 10 não deve mais atuar como um falso 9 e deve vir mais de trás, caindo pela direita. Mais ou menos com o posicionamento que teve na Copa do Mundo pela Albiceleste. E Neymar fazendo função semelhante, mas na esquerda.

Com Xavi na porta de saída, Iniesta deve comandar o meio-campo com Rakitic, recém-contratado. O croata deve ter mais obrigações defensivas que o espanhol, justamente para que este fique com mais liberdade. Cuadrado pode chegar nos próximos dias, principalmente se Daniel Alves sair. Como é bem ofensivo, deverá apoiar Messi o tempo todo.

Por enquanto, o Real Madrid não deverá ter tantas mudanças. Kroos foi anunciado e a tendência é que Di María deixe a equipe. Caso se confirme, uma mera troca entre os dois. Porém, como o alemão tem boa qualidade para vir de trás, pode fazer uma boa dupla com Modric, que tem até algumas semelhanças.

Mas o Real Madrid pode ter uma mudança drástica se confirmar a chegada de James Rodríguez. Caso isso aconteça, os Merengues devem gastar pelo menos 80 milhões de euros (R$ 240 milhões) e certamente o artilheiro da Copa pela Colômbia não ficará no banco. Então uma possibilidade para o técnico Carlo Ancelotti é tentar usá-lo praticamente como um falso 9.

Nesse caso, James entraria no lugar de Benzema, mas teria uma função em campo bem diferente. Rodríguez já mostrou na Copa que sabe o que fazer na área, mas deve vir mais para trás, buscar espaços e assim abrir para que Cristiano Ronaldo e Bale sejam ainda mais agressivos, abusando das infiltrações.