Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confira os grandes momentos do Fluminense na Copa do Brasil

Fluminense conquista Copa do Brasil de 2007 (Foto: Ricardo Cassiano/Lancepress)
Escrito por

Campeão em 2007 numa decisão bastante sofrida contra o Figueirense, a história do Fluminense na Copa do Brasil é bastante diversificada. Até hoje os tricolores reclamam de um pênalti marcado na final de 1992 para o Internacional. Houve também grandes derrotas, como a da final de 2005 para o Paulista e alguns outros momentos que embora não tenham sido decisivos, são memoráveis. Nesta noite, às 19h30, no Maracanã, o Flu entra em campo para enfrentar o Horizonte e tentar superar um placar inferior de 3 a 1 no jogo de ida. Como prévia do duelo, o LANCE!Net preparou uma linha do tempo em imagens com os grandes momentos do clube na Copa Nacional. Confira abaixo:

1992 - Amarga derrota


Logo no quarto ano de disputa da Copa do Brasil, o Fluminense chegou à final para enfrentar o Internacional. O primeiro jogo da decisão ocorreu nas Laranjeiras, uma vez que o Maracanã estava em obras. O jogo terminou em 2 a 1 para o Flu que foi ao Beira Rio com a vantagem. Na grande decisão no Rio Grande do Sul o árbitro José Aparecido de Oliveira foi o grande personagem ao anotar uma penalidade duvidosa aos 42 minutos da segunda etapa. Célio Silva marcou o gol colorado que venceu por 1 a 0 e ficou com a taça.

Na raça contra o Vasco

O Fluminense venceu a Série C em 1999 e começava a se reerguer no cenário nacional. No dia 31 de maio de 2000, o Tricolor ia a São Januário enfrentar o favorito Vasco. O confronto foi marcado por provocações, principalmente por parte do cartola Eurico Miranda, que disse que vencer um time de Terceira Divisão seria obrigação e por isso não pagaria o prêmio do jogo em caso de classificação. Depois de um empate em 1 a 1 no Maracanã, o Flu empatou em 2 a 2 em São Januário e classificou-se pelo critério dos gols fora de casa. Roger foi o grande destaque do jogo e o atacante Agnaldo marcou os dois gols do Tricolor.

Inspiração pode vir de 2001


Era apenas a segunda fase da Copa do Brasil de 2001, mas o Fluminense estava com a corda no pescoço. O time carioca recebeu o Juventude-MT no Maracanã após levar uma goleada de 4 a 1 no jogo de ida. A partida foi um verdadeiro sufoco. Pelo critério do gol fora de casa, 3 a 0 era o placar para a sonhada classificação. Ramon, meia que fez uma bela partida, abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo. No entanto, o Flu chegava com perigo, mas não conseguia ampliar. O próprio Ramon acertou três faltas na trave. Apenas aos 39 do segundo tempo o atacante Agnaldo recebeu passe de Ramon e fez o segundo. Aos 47', nos acréscimos, Agnaldo recebeu dentro da área e com o bico da chuteira desequilibrado conseguiu dar passe para Magno Alves marcar o gol da classificação.

Derrota sofrida em 2005

Após fazer bela campanha, o Fluminense chegou como favorito na decisão da Copa do Brasil de 2005. Na ocasião, iria enfrentar o Paulista, equipe que era a sensação da competição. No primeiro jogo em São Paulo, o Paulista conseguiu fazer 2 a 0. Na partida de volta, em São Januário, o time de Abel Braga enfrentou um adversário muito bem postado defensivamente e desfalcado de Arouca e Diego Souza, que estavam na Seleção Brasileira da base, ficou no 0 a 0 tendo que se consolar com o vice-campeonato.

É campeão!


O título da Copa do Brasil do Tricolor veio ocorrer em 2007. O time cresceu após eliminar o Atlético-PR, fez uma boa semifinal contra o Brasiliense e após empatar por 1 a 1 no Maracanã com o Figueirense no primeiro jogo da final, venceu por 1 a 0 em Santa Catarina com gol de Roger no início do jogo após bela jogada do atacante Adriano Magrão. Depois de sair em vantagem, coube ao Flu se defender o jogo inteiro para poder soltar o grito depois do apito final.

Cristovão tem confiança total no elenco do Fluminense