Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com melhor ataque da Copa, Van Gaal ainda ameaça voltar a usar três atacantes

Copa do Mundo 2014 - Austrália x Holanda (Foto: AFP)
Escrito por

No segundo tempo, com Memphis em campo, Holanda teve três atacantes (FOTO: AFP)

A Holanda tem o melhor ataque deste início de Copa do Mundo e isso, obviamente, deixa o técnico Louis Van Gaal satisfeito. Porém, o treinador tem demonstrado uma certa dúvida se deve mudar o esquema tático da equipe ou não. O 5-3-2 que iniciou as partidas contra Espanha (5 a 1) e Austrália (3 a 2) não parece ser ainda uma convicção. Tanto que no treino de véspera da segunda partida ele testou um modelo com três jogadores na frente e entrou assim no segundo tempo ante os australianos, no que ele chama de estilo que faz parte dos "princípios históricos da escola holandesa". Na entrevista coletiva no Beira-Rio, o comandante da seleção europeia abordou essa questão. 

- No primeiro tempo a Austrália dominou o jogo. Eu queria mudar isso e expliquei para ele que iríamos no 4-3-3. Todo holandês cresce vendo isso, nós podemos sempre passar para esse sistema. Criamos maior quantidade de oportunidades com essa mudança. 

O atacante Memphis Depay entrou nos segundos finais do primeiro tempo no lugar do zagueiro Bruno Indi, que se machucou, e foi justamente o autor do gol da vitória. Na atividade de véspera de jogo, Van Gaal tinha testado Lens ao lado de Robben e Van Persie, o que mostra que o treinador não tem uma real preferência entre quem pode ser esse terceiro homem de frente. 

Contra o Chile, partida que decidirá na Arena Corinthians, segunda-feira, o primeiro colocado do Grupo B, dificilmente Van Gaal iniciará com três atacantes. Van Persie levou o segundo amarelo e não atuará. Mas o debate certamente seguirá visitando a cabeça da direção laranja. Durante as entrevistas no Beira-Rio, tanto a de véspera quanto a pós-jogo, os jornalistas holandeses bateram muito na tecla do esquema e chegaram a questionar o técnico sobre um suposto desejo dos atletas mais experientes, como Sneijder e Robben, pelo sistema com o tridente avançado. Em todas as respostas, o treinador disse que nenhum jogador levou a questão a ele e que está aberto ao debate com os atletas

OS ERROS DE PASSE

O que mais incomodou Van Gaal na partida contra a Austrália, e também esteve entre as preocupações de Robben, foi a posse de bola. A Holanda teve uma vantagem ínfima no quesito segundo as estatísticas da Fifa: 52% a 48%. Os erros de passe chamaram a atenção. Em inúmeras jogadas, viradas de jogo para o lateral Blind fracassaram e troca de bola simples redundaram em falhas, que permitiram contra-ataques do rival. 

- No intervalo eu disse aos jogadores que precisávamos jogar de forma mais redonda, com mais confiança. Felizmente deu certo. No segundo tempo, criamos mais oportunidades. Se você erra muitos passes e perde a posse de bola nenhum sistema de jogo pode consertar. Fomos bem sucedidos na mudança, mas poderia ter outro resultado. Fizemos um jogo mais exigente na segunda etapa. 

FOTO: AFP

Um jornalista, então, insistiu na percepção de que a mudança para o esquema com três atacantes é que teria permitido ao time ter mais o controle da bola. Van Gaal reagiu de forma ácida, como é uma constante em situações assim.