Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com gols de brasileiro, Defensor detona o Cruzeiro pela Libertadores

Defensor x Cruzeiro (Foto: Pablo Porciuncula/ AFP)
Escrito por

O Cruzeiro fez um bom primeiro tempo. Mas não reeditou a boa partida que fez diante da Universidad de Chile. Encarando um rival que jogou com muita raça e com um jogador a menos desde os 22 minutos da etapa final, acabou sendo derrotado por 2 a 0 pelo Defensor Sporting, nesta terça-feira, em Montevidéu, em jogo válido pelo Grupo 5 da Libertadores.

O gaúcho Gedoz, meia-atacante muito arisco, marcou os dois gols do jogo, na etapa final. Um em cobrança de falta e outro completando a jogada mais fantástica da partida. Arrascaeta deu dois lençóis antes de dar a assistência ao goleador brazuca. 

O resultado fez Defensor pular para liderança com seis pontos. O Cruzeiro segue em segundo, com três somados. Mas pode perder posições com o desfecho da rodada. A equipe de Marcelo de Oliveira precisará ir à forra, no duelo da volta, no Mineirão, para seguir na briga pela vaga às oitavas de final.

POUCAS CHANCES NO PRIMEIRO TEMPO

Embora o Cruzeiro tenha iniciado no ataque, buscando o apoio do lateral Ceará pela direita, foi o Defensor, empurrado pela sua pequena torcida - o jogo foi realizado no fim da tarde uruguaia -  no seu acanhado estádio, que tomou conta do jogo. O time cavou faltas (numa delas, logo aos três minutos, Ceará levou o amarelo) para trabalhar o jogo aéreo. Três lances ocorreram nos cinco primeiros minutos, mas a defesa celeste conseguiu  rechaçar. O meia Arrascaeta ditava o ritmo e o brasileiro Felipe Gedoz (gaúcho de 20 anos e que se profissionalizou no Defensor), nas costas de Ceará eram os jogadores mais perigosos.

LEIA MAIS:
> Marcelo coloca jogos no Mineirão como chave para vaga nas oitavas
> Presidente do Cruzeiro critica o time, mas acredita em classificação

Após os dez minutos o Cruzeiro passou a aparecer. Um escanteio que não deu em nada, uma boa jogada de Egídio pela esquerda e um lançamento em profundidade para Marcelo Moreno fizeram o Defensor passar a tomar maior cuidado, recuando os seus volantes e tornando o jogo mais equilibrado.

Com as defesas bem postadas e cada time estudando o seu adversário, o jogo ficou bastante preso na intermediária e as chances do gols inexistiram até os 28 minutos, quando Nilton foi ao ataque e sofreu falta de Cardaccio na entrada da área, pela esquerda. Dagoberto cobrou rasteiro e a bola passou rente à trave esquerda do goleiro Campaña.

GALERIA DE FOTOS:
> Confira as melhores imagens do jogo no Uruguai

Nos cinco minutos finais o jogo ficou um pouco mais aberto. Ricardo Goulart na entrada da área tinha boa possibilidade de gol, mas chutou sem pontaria. E aos 43 ocorreu a melhor jogada do defensor. Ceará não foi com vontade numa jogada pela esquerda e Gedoz limpou e chutou de fora da área. A bola passou raspando a trave esquerda de Fábio. O Cruzeiro sentiu o golpe e, aos 46, não levou o gol por milagre. Após escanteio, Malvino cabeceou, a zaga rechaçou e Risso, na sua única chance que teve, chutou mas a defesa conseguiu bloquear a tempo. Um milagre.

GEDOZ RESOLVE PARA O DEFENSOR

Veio a etapa final com o Defensor em cima e tentando surpreender Fábio num chute de Herrera, sem perigo. Mas o lance marcou o tom dos primeiros minutos. Só deu Defensor, que adiantou a marcação e culminou o seu domínio aos cinco minutos, quando Arrascaeta envolveu Nilton e chutou. Por sorte a bola bateu no volante cruzeirense e foi para escanteio, pois Fábio estava batido no lance.

Marcelo Oliveira tentou mudar a cara do jogo tirando Marcelo Moreno e colocando Willian. Com isso, Ricardo Goulart virou a referência no ataque.

Aos 18, Egídio voltou a errar uma jogada e esta culminou numa falta de Dedé em Olivera. A falta era perigosa e Gedoz cobrou com muita categoria. Fábio nem foi na bola. Defensor 1 a 0.


  Felipe Gedoz comanda vitória do Defensor sobre o Cruzeiro (Foto: Pablo Porciuncula/ AFP)

Aos 22 minutos, o Cruzeiro teve um pênalti a seu favor. Willian tocou para Éverton Ribeiro e este levantou para Ricardo Goulart. Árias, que já tinha amarelo, entrou com a chuteira na cara do cruzeirense. Pênalti e cartão vermelho para o uruguaio. Dagoberto cobrou rasteiro. Tirou o goleiro Campaña do lance mas a bola foi para fora.

Com um jogador a mais, o Cruzeiro adiantou as suas linhas, com o meia Marlone entrando no lugar do volante Rodrigo Souza. Já o Defensor tratou de segurar o resultado, com a saída de um homem  de frente,  Olivera, para a entrada de um defensor, Correa.

Mas um contra-ataque iniciado por Arrascaeta deu dois lençóis, em Nilton e em Egídio, e tocou para Gedoz ajeitar de calcanhar, invadir a área e fazer um belo gol, aos 32 minutos.

Aos 37, Gedoz saiu de campo aplaudido. Detonou o Cruzeiro e pôs o Defensor Sporting mais próximo da classificação para as oitavas de final. Já o Cruzeiro passou os últimos minutos tentando ao menos um gol. Mas sem a eficácia necessária para isso.

FICHA  TÉCNICA
DEFENSOR 2X0 CRUZEIRO

Estádio: Luis Franzini, Montevidéu (URU)
Data/hora: 11/3/2014 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares:  Gustavo Rossi e Ernesto Uziga (ARG)
Renda/Público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Arias e Zeballos (DEF); Ceará, Éverton Ribeiro e Tinga (CRU)
Cartão Vermelho: Arias (DEF)

GOLS: Gedoz, 18'/2T (1-0); Gedoz, 32'/2ºT (2-0)

DEFENSOR: Campaña; Zeballos, Árias, Malvino e Herrera; Fleurquín, Cardacio, Gedoz  (Pais - 37'/2º). e Arrascaeta; Olivera (Correa - 25'/2º) e Risso (Alonso - 16'/2º). Técnico: Fernando Curutchet

CRUZEIRO:  Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Rodrigo Souza(Marlone - 28'/2º), Nilton, Éverton Ribeiro  (Tinga - 34'/2º) e Ricardo Goulart; Dagoberto e Marcelo Moreno (Willian - 12'/2º).  Técnico: Marcelo Oliveira