Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com boas campanhas na Copa do Brasil, Mancini tenta surpreender

Escrito por

O amuleto do Atlético-PR na busca da conquista do primeiro título do clube na Copa do Brasil está no banco de reservas. Ele não entra em campo, mas talvez seja o principal responsável pela mudança de postura de uma equipe que começou a temporada com uma perspectiva bem mais humilde e hoje briga por vaga na Libertadores em duas competições simultâneas. O técnico Vagner Mancini vê no Flamengo o último adversário capaz de impedir o bicampeonato dele na Copa do Brasil.

Na primeira vez que conquistou a competição, Mancini surpreendeu o país ao levar o modesto Paulista ao título. Passou por equipes tradicionais, como Botafogo, Internacional e Cruzeiro até bater o Fluminense na final. Colocou um clube de baixo investimento na Copa Libertadores. E hoje, o treinador vê semelhanças no Furacão com aquela equipe vitoriosa.

– Eu vejo o Atlético-PR mais maduro do que no começo da competição, assim como aconteceu com o Paulista em 2005. Era um time que não temia ninguém, que jogava com uma intensidade muito grande. Vejo muitas semelhanças entre essas equipes – analisou o treinador do Atlético-PR.

O Flamengo, rival na final da Copa do Brasil deste ano, já foi um adversário batido por Vagner Mancini. Em 2011, quando era o treinador do Ceará, eliminou o Rubro-Negro – de Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo – nas quartas de final, vencendo, inclusive, no Engenhão. Foi a primeira derrota do time naquela temporada e serviu de marco para a queda de produção no ano. Agora, ele tem outra vez a oportunidade de estragar os planos do Fla.

Histórico vitorioso

2005
O primeiro trabalho de destaque de Vagner Mancini foi no Paulista, de Jundiaí. À frente do modesto clube do interior de São Paulo, o comandante sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2005, derrotando o Fluminense na final. Na campanha, o Paulista ainda eliminou Botafogo, Inter e Cruzeiro.

2011
Também na Copa do Brasil, Mancini aprontou outra surpresa. Levou o modesto time do Ceará à semifinal. Nas quartas de final, encontrou o Flamengo, eliminando o time carioca com uma vitória de 2 a 1 no Engenhão.