Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com apoio de rivais, torcedores da Portuguesa bloqueiam a Paulista

Protesto - Portuguesa (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)
Escrito por

O torcedor da Portuguesa foi às ruas para protestar contra o possível rebaixamento do clube à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O movimento, que contou com cerca de 300 pessoas e teve também o apoio de são-paulinos, palmeirenses, corintianos e santistas, começou no Masp (Museu de Arte de São Paulo), passou pela Fundação Cásper Líbero e chegou a bloquear a Avenida Paulista no sentido Consolação.

O protesto teve escolta da Polícia Militar e foi pacífico do início ao fim. Cantos como "Ão ão ão, diga não ao tapetão" foram entoados pelos manifestantes. Houve também faixas com dizeres contra o STJD e, em uma delas, o texto trazia uma espécie de apelo dos torcedores da equipe do Canindé: "Torcer para a Lusa já é difícil, não piorem as coisas".

Na maior parte do tempo, a passeata tomou duas faixas da Avenida. No fim, a Polícia impediu a movimentação de veículos para que os torcedores cantassem o hino da Portuguesa, o Hino Nacional e também uma música ofensiva ao Fluminense, que pode se safar da queda caso a Lusa perca pontos no STJD segunda-feira: "Fluminense, vai se f..., está na hora de pagar a Série B!".


Cartaz: 'Respeitem o que foi conquistado no campo! Não ao tapetão!' (Foto: Eduardo Viana)

Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, teve seu nome muito lembrado em xingamentos por parte dos protestantes. Líderes do movimento também incentivaram as pessoas a não ocuparem as calçadas, mas sim as faixas da Paulista.

A Portuguesa pode ser rebaixada por conta da suposta escalação irregular do meia Héverton no jogo contra o Grêmio, válido pela última rodada do Brasileirão, há uma semana. Na segunda-feira, a Lusa tentará se defender no STJD para evitar a queda, que salvaria o Fluminense.

Atualizada às 17h20