Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com 2013 como exemplo, Grêmio busca segundo lugar por mais tempo

Escrito por

O objetivo é o segundo lugar. Os jogadores consideram uma conquista forte a vice-liderança do Brasileirão, até pelo título fora de contexto do Cruzeiro, com um campanha muito superior a dos demais. A colocação buscada pelo Grêmio tem outro ponto, que influencia no planejamento: o tempo maior de pré-temporada para o próximo ano. Um descanso maior após uma temporada desgastante para os jogadores.

Até o momento, o Tricolor entrou em campo 69 vezes neste ano. O jogo com a Ponte Preta será o 70 da temporada, e pode encaminhar a vaga direta para a Libertadores, já que o adversário seguinte será o Goiás. Com o final da temporada acontecendo dia 8 de dezembro, os jogadores retornam dia 8 de janeiro. E o Gauchão já começa dia 19. Ou seja, tudo apertado, por conta da Copa do Mundo.

- Ganhamos tempo com isso, a pré-temporada não é da forma que os clubes querem ainda aqui no Brasil. Ficando aqui em Porto Alegre também ganhamos um ou dois dias para começar bem a competição. Estamos trabalhando para garantir a segunda colocação e conseguir um tempo maior de preparação para a Libertadores - destacou o zagueiro Rhodolfo, um dos líderes do elenco tricolor.

O exemplo deste ano ainda está latente. O Grêmio começou a temporada com um jogo com a LDU, dia 23 de janeiro, em Quito. Passou dez dias na altitude do Equador. A preparação para o ano ficou prejudicada - tanto que o ex-preparador físico Antônio Mello e o atual, Alexandre Mendes, fizeram períodos de treinos físicos mais fortes no meio da temporada, em semanas sem jogos no meio.

- Pegamos uma pré-Libertadores esse ano. Diminuímos um pouco a pré-temporada e nossas férias. Foi um desgaste muito grande. A gente quer dar o nosso melhor para conseguir o segundo lugar. Se não der, queremos a pré-libertadores. Não queremos é ficar de fora. Sabemos que não será fácil, mas a gente tem que fazer vale o que veio fazendo o ano todo. Não estamos em segundo à toa, teve trabalho, esforço, dedicação. Precisamos manter isso, faltam três para confirmar essa posição - avaliou o volante Souza.

O Grêmio tem planejado utilizar o Centro de Treinamentos que está sendo construído na frente da Arena, às margens da BR-290. No entanto, a estrutura ainda não está completamente pronta e depende da assinatura do contrato renegociado com a OAS. Faltam cerca de R$ 3 mi a R$ 4 milhões para finalizar a obra. Se o impasse do CT ainda não estiver concluído, o Tricolor pode treinar nas dependências do Olímpico, em processo de destruição.