Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colecionador tem duas camisas originais da Seleção de 1970

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

A paixão do jornalista Marcelo Monteiro é pelas Copas do Mundo. Ele demonstra o amor colecionando itens que remetam aos Mundiais e tem verdadeiras relíquias no acervo. Da Copa de 1970, tem duas camisas originais usadas pelo elenco canarinho, ainda tem uma camisa da Fúria e outra de Camarões.

Do tricampeonato no México, Monteiro conseguiu duas camisas. Uma é azul clara e foi usada por algum membro da comissão técnica, garante. O material é o mesmo usado na fabricação da camisa de jogo.

- Pode ter sido do Zagallo ou de um massagista. Não dá para saber quem a usou, mas é um exemplar que foi da comissão técnica na Copa de 1970. Se você olhar as imagens da época, verá que é igual à que os membros da comissão técnica usavam - explicou.

Outra raridade é uma camisa de jogo (amarelinha) usada no México pelo lateral-esquerdo Marco Antônio.

- Essa foi para campo. Era do Marco Antônio e acredito que ele tenha usado nas quartas de final contra o Peru, que foi um jogo em que ele entrou - afirmou.

Monteiro ainda guarda uma camisa da seleção espanhola de 1990. Segundo ele, foi usada pelo meia Michel no amistoso que as seleções fizeram em setembro, logo após o fim da Copa do Mundo. Para infelicidade dos brasileiros, a Fúria fez 3 a 0.

Da África, o jornalista tem apreço por uma camisa de Camarões, usada por Pierre Womé na Copa de 1998.

- É uma camisa que me agrada pelas cores. Tem amarelo, verde e vermelho. São cores alegres e que representam bem o futebol e que Camarões usa desde 1982 - opinou.

O colecionador não sabe ao certo de onde vieram as camisas. Confia na originalidade pelas características de cada uma, que são, na maioria das vezes, infalíveis. A marca do fornecedor é uma boa dica para se reconhecer um uniforme.

- As camisas passam por muitas mãos. Geralmente, são dadas a alguém próximo dos times, que, com o tempo, se desfazem e vão passando por várias pessoas até chegarem a mim - finalizou.