Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Coincidências com 2002 aumentam esperanças do hexa para o Brasil

Jogadores posam para foto com alvinegro
Escrito por

Na última terça-feira, a goleada do Real Madrid por 4 a 0 sobre o Bayern de Munique e o avanço dos merengues à decisão da Liga dos Campeões fez com que um filme comece a ser repetido. Em 2002, foi a última vez que os madrilenhos chegaram a final na Europa. Curiosamente, naquela temporada, o título do Campeonato Paulista ficou com o Ituano, assim como em 2014. Por fim, a Copa do Mundo, disputada no Japão e na Coreia do Sul, terminou com o penta da Seleção Brasileira, que disputará o Mundial em casa a partir de junho.

A coincidência dos resultados deste ano com os de 2002 teve início com o título do Ituano no Paulistão. A coincidência pararia por aí, não fosse o Real Madrid avançar à final da principal competição de clubes da Europa. O feito foi conquistado pela última vez exatamente naquela temporada. Tudo em ano de Copa do Mundo - há 12 anos na Ásia, e dessa vez tem território brasileiro.

O bicampeonato do Ituano no Paulistão foi uma surpresa. Mais surpreendente do que sua primeira conquista, já que naquela ocasião os grandes clubes não disputaram a competição. Já a conquista do Estadual neste ano foi maiúscula, com a equipe vencendo o Santos na grande final em uma disputa de pênaltis.

A chegada do Real Madrid à final da Liga dos Campeões já não foi vista como surpresa como o título do Ituano, mas a forma como os merengues chegaram foi. Um atropelo para cima do atual campeão mundial, o Bayern de Munique. Atuação digna dos melhores momentos do elenco "galático", que contava com Ronaldo Fenômeno e Zidane, últimos merengues a conquistarem a Europa e o Mundo, também em 2002.

Na última terça-feira, a eliminação do Vélez-ARG, um dos favoritos ao título da Libertadores, para o Nacional-PAR, foi mais uma das zebras que o futebol apronta. A final da Libertadores há 12 anos, disputada entre Olimpia-PAR e São Caetano, também foi. Embora pequenas, as chances de outro clube paraguaio ser campeão continental ainda existem, já que, além do próprio nacional, o Cerro Porteño também está vivo.

Quem diria que, ao fim do Brasileirão 2002, o último antes da era dos pontos corridos, Palmeiras e Botafogo seriam rebaixados para a segunda divisão? Os clubes não atravessam uma boa fase hoje e, embora apenas duas rodadas tenham sido disputadas, tudo pode acontecer.

Em 2002, os brasileiros não estavam convictos de que a Seleção voltaria da Ásia com a taça da Copa, ainda mais com as graves contusões de Ronaldo. Hoje, a lesão de Neymar parece não ser um problema para a performance do atleta no Mundial como era o joelho do Fenômeno. Além disso, o fato de jogar o Mundial em casa dá aos brasileiros esperanças que o hexacampeonato pode estar perto. Será que tudo irá se repetir?