Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI se irrita e deve rejeitar pedido de mudança de Eduardo Paes

Cazuo Matsumoto x Gaston Alto (Foto: Christian Martinez)
Escrito por

O diretor executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, revelou sua surpresa com o pedido de mudança do local da Vila de Árbitros/Mídia da Zona Portuária, no Centro, para Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar de oficialmente ter demonstrado sua surpresa, o que ocorreu nos bastidores do pedido foi uma mistura de indignação e raiva.

Por isso, apesar de dizer que a solicitação será considerada, o desejo do COI é o de não fazer a alteração no projeto carioca. Até porque, instalar uma Vila na Zona Portuária foi uma queda-de-braço vencida pelo prefeito carioca e daí vem a indignação dos membros da entidade internacional, por causa da intenção do alcaide em retomar o plano inicial.

– Como uma organização responsável, precisamos entender quais as consequências que essa decisão (mudar de local) poderá nos trazer – considerou Felli.

Na quarta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou o projeto de mudança da Vila do Porto para Curicica. A instalação foi projetada para ter 3.034 quartos dos quais 2.800 seriam utilizados durante os Jogos.

Além de ficar sem uma Vila próxima a outras regiões dos Jogos, como Copacabana e Maracanã, outro motivo que embasa a oposição do COI é o transporte. Tirar a habitação da Zona Portuária e transferí-la para Curicica implicará em uma mudança radical no projeto de mobilidade dos Jogos, porque novos trajetos e hubs (locais de transferência de linhas) precisariam ser refeitos.

E a quase dois anos dos Jogos, fazer uma mudança brusca como a troca de local de uma das Vilas que implica reflexos no sistema de acomodação e mobilidade não é uma alteração desejada pelos membros do COI. Mas, apesar da discordância, Felli prometeu, após uma reunião técnica na próxima semana, dar o parecer final sobre a pretensão de Paes.

Outro problema é que a intenção do prefeito do Rio não se limita alterar o local só da Vila de Árbitros/Mídia. Ele também desejar mudar o destino de outras instalações importantes para o funcionamento dos Jogos: o Centro de Imprensa para não credenciados, o Centro de Tecnologia (TOC), o Centro de Monitoramento (MOC) e o Centro de Credenciamento e Distribuição de Uniformes para a Força de Trabalho (UAC).

Mas, a princípio, essas instalações poderiam permanecer no Centro do Rio ou também serem instaladas na Barra da Tijuca, o que implica em novos estudos.