Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Coca-Cola é condenada por uso indevido de imagem

Jogadores brasileiros mais valiosos 5 (Foto: Reprodução/ Pluri Consultoria)
Escrito por

A Coca-Cola foi condenada a indenizar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por uso indevido da imagem do uniforme da Seleção em propaganda veiculada durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

A decisão unânime é da 3ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que ratificou a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Janeiro .

De acordo com o  entendimento do STJ, a campanha da marca de refrigerantes exibiu imagens dos ex-jogadores Bebeto, Biro Biro e Dadá Maravilha usando uniformes que remetem ao usado pela Seleção Brasileira. A associação, de acordo com o STJ,  induzira o consumidor a associar o sucesso da equipe nacional ao refrigerante.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que a Coca-Cola lucrou com o uso indevido por imitação do distintivo e do uniforme da Seleção, que são de propriedade da CBF.

A Coca-Cola alegou em recurso no STJ que a utilização das cores verde e amarela foi uma representação das cores nacionais, por que estas seriam de propriedade de todos os brasileiros.

A Coca-Cola não se manifestou oficialmente sobre a decisão judicial.